No dia 13 de Julho comemora-se o Dia do Rock. Um estilo musical que já faz parte da história de muitas pessoas, sejam brasileiras ou de qualquer outra região do mundo. Já que o Rock é um ritmo universal que agrada desde as crianças, jovens, adultos e até mesmo os idosos que têm em suas memórias, inesquecíveis canções que atravessaram seu tempo e fazem sucesso até os dias atuais.
A data foi escolhida desde 13 de julho de 1985, quando houveram shows “Live Aid” na Inglaterra e em Londres, de grandes nomes do Rock n’ Roll em benefício a situação precária da população da Etiópia. Entre alguns dos grandes nomes que abraçaram a causa podemos mencionar: Madonna, Led Zeppelin, Rolling Stones, Sting, Dire Straits, Paul McCartney, Queen, Scorpions, Joan Baez, BB King, Elton John, U2, Phil Collins (que tocou na Inglaterra e nos EUA), Eric Clapton, David Bowie, Black Sabbath, entre outros.
Phil Collins foi a voz e a vez de gritar que 13 de Julho daquele ano, era um dia especial e a partir daquele momento, deveria se batizado como: 13 de Julho Dia Mundial do Rock.
Para quem acha que Rock é apenas barulho, batidas de cabeças, trajes pretos ou rasgados, enganam-se. Além de ser um estilo musical, há letras que levantam a bandeira da desigualdade social, que têm um grito de liberdade, e até mesmo que cantam o amor entre os homens, e dos homens por Deus.
Enfim, assim como todos os outros ritmos, o Rock também tem a sua pegada de romantismo, irreverência, seriedade, convencimento e militância pacífica por causas que elevam os direitos e deveres da sociedade.
Atualmente, as músicas no Rock se dividem entre o clássico e o moderno, já que surgiram novas referências, novos instrumentos, novos gêneros, novas vertentes. Ainda assim, nunca perdeu o seu apogeu, as suas conquistas e segue conquistando milhares de admiradores, compositores e produtores que cantam o Rock por todas as partes do mundo.
O Rock de hoje, como o de ontem, merece e deve ser vivido intensamente…