Para os adéptos a uma taça de vinho, a degustação combina com alegria e com momentos especiais. O vinho bom é aquele que nos agrada o paladar. Mas poucas pessoas sabem que um bom vinho equivale também na combinação dos alimentos. E, combinação depende, exclusivamente, de gosto e paladar.
Embora existam algumas regras que nos ajudam a melhor apreciar a harmonização de pratos com vinhos, o que importa mesmo é o seu prazer que é absolutamente particular, individual. De qualquer forma, o mestre da “Confraria dos Sommeliers”, Didú Russo, dá algumas dicas básicas de acompanhamento de um bom vinho:
Saladas – evite o vinagre ou o limão, pois os ácidos interferem no vinho.
Cebolinha – o ácido e dose simultâneos confundem nossa percepção de paladar.
Curry – impossível compartilhar, pois o curry leva, no mínimo, 16 ingredientes diferentes, entre eles, várias pimentas.
Alho – é realmente um ingrediente que provoca prazer na degustação, mas, ele mata qualquer tipo de vinho, principalmente frito.
Legumes crus – interferem no paladar, dando a sensação de excesso de tanino, amarrando a boca.
Doce e muito tipos de doces – costumam apagar e deixar ácidos os melhores vinhos de sobremesa.
Sorvetes – anestesiam as papilas gustativas, não cai bem.
Destilados – nunca beba destilados antes dos vinhos, pois eles anestesiam nossas papilas, tirando a sensibilidade para as sutilezas do paladar do vinho.
“Como aperitivo, prefira sempre um espumante, pois ele aguça nossas papilas gustativas para o que virá pela frente. E, se vale aqui mais uma dica, priorize os espumantes nacionais, que são excelentes. Nossos espumantes têm frequentado eventos e recepções, aqui no Brasil e lá fora. E mais: seus preços se harmonizam com nossos bolsos. Peça com orgulho um espumante brasileiro e você estará mostrando que sabe muito bem o que é bom.
Saúde!”, concluiu Didú.
Perfil de Didú Russo da Confraria dos Sommeliers
– Publicitário, homem de marketing, sommelier, colaborador de várias publicações, apresentador de TV, palestrante muito requisitado no mundo dos vinhos, fundador e diretor da Confraria Sommeliers, e, autor do livro: Vinhos, nem leigo, nem expert.
Contatos: didu@sommeliers.com.br ou didurusso@uol.com.br