Os cabelos necessitam de cuidados durante o ano todo, mas no verão os tratamentos com os fios se intensificam. Isso em função dos efeitos maléficos dos raios solares. Além disso, eles sofrem com o atrito da areia da praia, do vento, das substâncias químicas da água da piscina, deixando-os com as escamas abertas, embaraçados, ressecados e quebradiços.
A agressão aos cabelos no verão provoca a perda de partículas microscópicas de queratina, causando uma queda superior às condições normais. Para manter os fios saudáveis, com brilho, maciez e proteger a cor mesmo sobre a radiação solar vale a pena seguir algumas dicas:
• O verão exige visitas mais freqüentes ao salão de beleza para fazer hidratações semanais com produtos específicos para cada tipo de cabelo. Para os cabelos que passaram por processos químicos, em geral mais desidratados, necessitam de um tratamento profundo com reestruturação ou cauterização para que ganhem balanço e vitalidade. As fórmulas com queratina, proteínas e com antioxidantes são ótimas indicações. Deve-se aumentar a freqüência para visitas semanais aos salões de beleza.
• Shampoos e condicionadores devem ser escolhidos de marcas de qualidade de acordo com cada tipo de cabelo: normal, oleoso, misto, seco, ressecado, colorido, cacheado. Ao lavar os fios, a água mais adequada é entre 20ºC e 25ºC. Isso ajuda a não aumentar a oleosidade e não ressecar os fios. Também ajuda a fechar as escamas, aumentando o brilho.
• O filtro solar é tão indispensável à pele quanto ao cabelo. Para o oleoso, os sprays são mais indicados. Nos secos, coloridos, crespos ou com química, cremes sem enxágüe são os ideais. A reaplicação deverá ser feita a cada duas horas.
• Também é importante abusar da cobertura contra a ação ultravioleta protegendo o cabelo com chapéu e boné.
• Escolha o acessório correto no verão. Não prenda os cabelos molhados, pois a água abre as escamas, causando fragilidade e maior facilidade de quebra nos fios. Também deverá ser desembaraçado com pente de dentes largos.
• Não passe creme de tratamento ou hidratantes durante a exposição solar. Muitos deles não contêm FPS ou não funcionam como leave-in, sendo prejudicial à fibra capilar.
• Ao se banhar nas águas do mar ou da piscina deve-se enxaguar os fios com água doce antes de passar qualquer produto sem enxágüe.
• Os cabelos coloridos ou ressecados sofrem ainda mais quando são expostos ao sol ou entram em contato com a água do mar e da piscina. Além de ressecar, os raios UV costumam alterar a cor do cabelo. Em geral, os avermelhados tendem a alaranjar, os castanhos podem amarelar e os louros ganham uma tonalidade esverdeada. Os cabeleireiros recomendam hidratações semanais e leave-in apropriados para cada tipo de fio.
• É importante continuar aparando as pontas dos cabelos periodicamente, para que não cheguem ao final da estação, totalmente danificadas.