A estação mais quente do ano se aproxima e todos gostam de explorar as maravilhas que a natureza tem pra oferecer…muito sol, praia, mar, piscina etc, etc e tal. Pensando nisto a Draª Ana Cristina Fasanella, que é médica dermatologista relacionou algumas dicas imprescendíveis para que a bagagem das férias retorne cheia de boas recordações.
No verão, tanto os cabelos quanto a pele merecem uma atenção especial. A exposição maior ao Sol, vento, água do mar e piscina, danificam os fios, deixando-os opacos e perdendo movimento e suavidade.
Tanto a radiação UVA quanto UVB induzem à oxidação de substâncias que formam a estrutura capilar, como as pontes de dissulfeto e componentes lipídicos, que formam a maior parte da cutícula (parte mais externa do cabelo). Porém eles não se recompõem naturalmente e os fios ficam danificados.
De acordo com a médica dermatologista DrªAna Cristina Fasanella, para proteger os cabelos no verão, devemos evitar:
* Banho com água muito quente – a água quente (a partir de 36º.C – quando você sente queimando o couro cabeludo ou quando sua pele fica vermelha) estimula a produção das glândulas sebáceas, o que pode piorar a queda de cabelo, além de deixá-lo opaco e quebradiço.
* Lavagens apressadas – o ideal é lavar sempre com duas aplicações do xampu, enxaguando muito bem os fios, sem esfregar demasiadamente o couro cabeludo, e sim usar as pontas dos dedos, deixando a espuma agir de 1 a 2 minutos.
* Não exagerar na quantidade de condicionador – seja ele com ou sem enxágüe, não exagere na quantidade, siga as instruções de uso do fabricante e aplique-os diretamente nos fios e nunca no couro cabeludo.
* Alguns cuidados extras são essenciais para cuidar dos fios nesta estação. Além do condicionador de enxágüe, utilize também um leave-in, e se ele estiver associado a filtro solar, melhor ainda.
* Usar chapéus para proteger o cabelo também é uma alternativa, e ao prender, evite presilhas, pois elas podem quebrar os fios. Para evitar que fiquem ainda mais quebradiços, deixe o cabelo solto de 3 a 6 horas após lavá-lo, isso também evita que fiquem opacos.
* Outra dica importante é alimentar-se bem, principalmente a base de proteínas que contenham aminoácidos do tipo Cistina, Arginina (encontrada na gelatina, por exemplo), responsáveis pelo substrato do fio capilar.
* Outra substância que pode ajudar a manter a saúde dos fios é o Silício, que auxilia no metabolismo da formação da matriz capilar e pode ser complementado por via oral, indicado pelo dermatologista.
Perfil: Draª Ana Cristina Fasanella, é médica dermatologista – CRM 74335.
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – desde 1992 / Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – desde 1994 / Membro do Grupo Brasileiro de Melanoma – desde 1997. Além de fazer parte do corpo clínico do Hospital Albert Eintein, é Diretora da Clínica Dermatologia Fasanella em São Paulo-SP. www.dermatofasanella.com.br
Fonte: Prestige Assessoria Comunicação Mkt
Contato: Sandra Santos – E-mail: sandra@prestigerp.com.br