Uma opção de lazer bastante interativa para um passeio de um dia de final de semana ou um feriado sem emenda, é fazer a viagem de Trem ao “Circuito das Frutas”, por regiões interioranas do estado de São Paulo.
Além da interação de todos num passeio que conta com guia turístico, as crianças ficam maravilhadas com o que o passeio oferece. Afinal, trem faz parte da imaginação das crianças, por acompanharem desde muito cedo nos desenhos animados as aventuras e adrenalinas que os trens tem sobre os pequeninos, verdadeira admiração.
A Rizzatour Turismo é uma companhia que oferece estes passeios para quem gosta de aliar destinos rurais com a natureza, por meio de agendamento antecipado. Há vários destinos pré-programados, tendo saídas em pontos estratégicos de acordo com o passeio agendado. No caso do “Circuito das Frutas”, a saída acontece da Estação Luz.
No agendamento do “Circuito das Frutas”, o início do dia é com aquele cafézinho moído na hora, típico de fazenda, depois visitação em sítios para conhecer o apiário e as plantações de frutas da época com direito a degustação direto do pé. Um almoço bastante tradicional do campo, incluso no pacote agendado, na fazenda de uma das paradas. E claro, não pode faltar o circuito das compras, um tour num mundo de doces, queijos, vinhos e utensílios de fabricação própria nos estabelecimentos.
Enfim, o passeio é uma somatória de conhecimento dos cuidados, proteção e sobrevivência por meio das plantações das regiões e espaços visitados; o aproveitamento do cultivo das frutas e verduras com base na experiência de vida e histórica das pessoas que vivem dos plantios.
Vale a pena um dia de aprendizado, sendo uma somatória de cultura em lugares abertos e cheios de verde para as crianças interagirem também com a natureza viva, em espaços onde a mesma ainda é preservada.
Já que o paraíso é considerado um tipo de biblioteca, onde experiências nunca são de menos e todo conhecimento é um baú de inteligência.
“Um homem sem cultura é como uma árvore sem raiz. O ser humano pensa através de palavras e palavras viram músicas.”
BOB MARLEY