Todas as pessoas buscam uma maneira para escolher o melhor corte que combine com o seu formato de rosto. A pergunta que não quer calar é: “Como posso saber se um determinado estilo ficará bem pra mim?”
Existem algumas regras para escolher o estilo que mais favoreça na aparência e isso é beneficiado pelos traços faciais de cada pessoa. Essas regras têm a função de proporcionar o equilíbrio ao rosto. Um bom cabeleireiro deverá levar em consideração o formato do rosto quando sugere um estilo. Ele irá sugerir alternativas que a deixarão feliz, mostrando o que a sua aparência tem de melhor.
Para entender essas regras, vale uma dica: sente-se em frente ao espelho, prenda os cabelos e avalie qual o formato que mais se encaixa com o seu, claro que, a ajuda de um especialista é o ideal.
Os formatos mais comuns são:
Os rostos ovalados são levemente mais largos na linha das maçãs e se estreita ligeiramente em direção ao queixo. Esse formato é considerado o ideal, sendo favorecido por qualquer tipo de estilo. Quem tem esse formato de rosto pode usar qualquer corte, desde o curtinho batido até o longo sexy e despenteado, passando pelo clássico Chanel.
Ao contrário do oval, rosto longo é mais estreito nas maçãs, com um maior comprimento entre a testa e o queixo. O penteado não deve ter nenhum volume no alto da cabeça, a franja é bem-vinda, pois encurta o rosto, aliás, é possível quebrar a rigidez usando cortes desfiados em camadas. O curto também é válido, mas com volume embaixo das orelhas.
O rosto quadrado tem uma fronte larga e forte, além do maxilar amplo. Pode parecer mais retangular se o rosto for afilado e mais tradicionalmente quadrado se o rosto for largo. Os fios longos e ondulados (ou crespos) valorizam os traços acentuados desse tipo de rosto. Para as que gostam de curtos, o ideal é optar pela redução do volume nas laterais e mostrar bem o contorno da face.
O rosto triangular tem uma fronte mais estreita e uma proeminente ou ampla linha do maxilar. Esse formato é favorecido por estilos mais curtos e mais volumosos. Estilos curtos ou na altura dos ombros, em camadas, com vários cachos e elevados no topo irão possibilitar o equilíbrio necessário para esse formato.
O rosto triângulo invertido é caracterizado pelo tipo de rosto que tem uma fronte larga e uma linha do maxilar e queixo estreitas. Geralmente, um estilo com franjas na testa e um corte bem definido na linha ou logo abaixo do queixo (assim como um pouco de ondulação para ampliar o formato) trará equilíbrio ao rosto.
O rosto redondo é o que diz o nome. Um rosto sem ângulos definidos com tendência a ser mais largo na linha das maçãs do rosto e com “cantos” mais suavizados ao longo do maxilar e fronte. O objetivo para um rosto arredondado é adicionar altura, fazendo com que o mesmo pareça mais comprido. Geralmente, cortes com estilo em camadas, bem elevados no topo e com um mínimo de volume nos lados é uma boa escolha para ampliar os rostos arredondados.
O rosto retangular caracteriza-se por uma estrutura óssea alongada e estreita. Geralmente, as pessoas com esse tipo de rosto têm pescoço longo e fino. A melhor dica é optar pela franja ou meia franja na testa para criar a ilusão de um formato oval.
No rosto hexagonal, a testa e o queixo são estreitos e as maçãs do rosto são acentuadas. Para esse tipo de rosto é indicado cortes de mechas em camadas caindo ao longo do rosto.