O batom, um dos itens mais destacados na maquiagem feminina tem um dia todinho para chamar de seu – 29 de julho.
E o que falar do batom na vida da mulher? O batom não é apenas uma vaidade feminina, mas, uma parte da make que se tornou essencial na rotina e na bolsa de toda mulher que cultiva a sua beleza única de ser.
As opções de batons no mercado de cosméticos são muitas, mas a escolha da cor é de cada uma. O tom cor de boca surgiu de maneira mais sutil e veio para ficar e para elas se apaixonar, já que é aquele que não faz contraste entre a cor dos lábios e a da pele, ou seja, é neutro ou nude.
O batom diz muito sobre a personalidade de quem o usa. Prova disso, são as cores cintilantes que vibram nos rostos femininos, garantindo sensualidade e realçando a sua beleza.
Nos dia atuais, há uma infinidade de tipos de maquiagens, ainda assim, o batom nunca perdeu a vez. Já que, além de colorir, valoriza o rosto da mulher de uma maneira muito simples e prática é fundamental para a hidratação e proteção dos lábios, pois forma uma camada que impede o contágio de alergias provocadas por micropartículas presentes no ar ou conduzidas pelas próprias mãos.
Nos mais variados tipos e marcas de batons, hoje é possível encontrar modelos que “não” saem com facilidade, os chamados “longa duração” com concentração que variam de 12, 18, 24 horas. As mulheres enlouquecem, usammm e amammm muitooooo tudoooo issoooo!!!
Sobre a história do batom:
Segundo pesquisas de historiadores, o batom teve a sua origem no tempo dos egípcios, já que as mulheres tinham o hábito de usarem pedras semipreciosas em torno dos olhos e dos lábios.
A rainha Elisabeth I teve papel fundamental na popularização do batom, durante o seu reinado no século XVI, na Inglaterra. Durante o seu reinado a beleza feminina ganhou os holofotes, principalmente os lábios que ganharam a cor vermelha adquirida a partir de cera de abelha e tintas vegetais. Mas, além dos lábios mais chamativos de vermelho, a pele do rosto deveria ser o mais clara possível para garantir o destaque da boca.
O primeiro batom chegou ao mercado de cosméticos em 1915, pelo americano Maurice Levy, num formato de tubo de metal deslizante. De lá para cá, o batom passou por vários processos de modernização. Atualmente, há inúmeras marcas de cosméticos brasileiros ou importados, todos atrás das mais mais variadas fórmulas no quesito de agradar e inovar a sede por novidades neste setor.
Dicas Valiosas:
Fica a dica1: Para dar um toque de glamour à noite, o uso do gloss, com ou sem glitter é super válido.
Fica a dica 2: Já o contorno dos lábios a lápis, é uma opção de escolha, mas para dar àquele up ao visual, vale a dica de usar um tom mais claro que o batom.
Fica a dica 3: Apesar do brilho, o gloss hidrata menos, mas pode ser usado sobre um batom que não seja tão cremoso.
Fica a dica 4: Hoje temos também o Lip Pencil como Batom, uma praticidade em formato de lápis que oferece um bom contorno labial e alta fixação.
Fica a dica5: O lip balm é um produtinho diferente da manteiga de cacau, tem vitaminas na sua composição, hidrata, regenera e previne dos raios solares. Sendo assim, cuida da aparência e garante muito benefícios aos lábios. Tornou-se um dos queridos dos maquiadores, podendo ser usado antes de aplicar o batom.
Fica a dica 6: O Lip Tint também é uma das novidades que ganhou a boca das brasileiras. Trata-se de uma tinta líquida de longa duração que decora os lábios com uma cor o mais natural possível. No início foi produzido apenas para os lábios, mas depois passou a usar-se também nas bochechas substituindo a necessidade do blush, assim Lip Tint tornou-se multifuncional.
Sendo o batom uma paixão mundial, qual mulher nunca ouviu falar isso:
“Na mão da mulher certa, o batom vermelho é uma arma mortal.!”
“Se o sentimento de autoconfiança fosse um objeto, seria o batom vermelho!”
“Quando penso em mudar alguma coisa na minha vida, sempre começo pela cor do batom!”
“O batom ideal não é aquele que te transforma, é aquele que te revela!”
“Não é a cor do batom, é a mulher por detrás do sorriso!”