Monocromáticos or ton sur ton… Nós também vamos!

Fica a dica: Quer dar uma repaginada nos seus looks? A resposta é curta e direta: bora usufruir e se vestir de monocromáticos.

E o que é monocromático? Bora entender melhor os termos das ondas de tendências de moda…

Os looks monocromáticos e ton sur ton (tom sobre tom) são usados a longas estradas, mas acredito que nunca estiveram tão em alta. Claro que, antes de mais nada tome nota aí dos significados reais destes estilos.



Monocromático – mono significa “único”; cromo é pertinente a “cor”; ou seja, monocromático que apresenta uma só cor; uma mesma frequência, monocolor, monocrômico.

Tom sobre Tom (ton sur ton) – escolher uma tonalidade e vai sobrepondo outras nuances dessa mesma cor, cores semelhantes, com pigmentações entre mais claras e mais escuras.

Em tempos de Pandemia, quando as atividades nas academias e outros ambientes adaptados ficaram restritos; e embora muitos tenham optado por exercícios ao ar livre evitando a aglomeração, ainda assim o “fique em casa” teve uma amplitude bem espaça em nossas vidas.

Sendo assim, foi preciso tomar atitudes disciplinadas para controlar o ponteiro ou os números da balança, pois além de cuidar da saúde viral, não podemos nos esquecer da saúde física e mental também.

E é aí que entra a tendência fortíssima dos looks monocromáticos ou ton sur ton, já que ambos tem efeito alongador e dá a definição mais esguio de acordo com esse estilo de se vestir. O que possibilita investir num visual nada básico com um toque de originalidade e inteligência, com efeito de glamour quando for necessário ou de conforto no mais casual. Além de quê, há estilos muito chiques e modernos com essa tendência, passando longe do brega ou sem atrativos.

É importante prestar atenção na combinação das cores, principalmente quando optar por cores mais neutras, podendo ousar em acessórios mais chamativos, ou seja, mais evidentes, destacados.

Sheron Menezzes
Reprodução do Instagram

Claro que a tendência dos monocromáticos e ton sur ton ganham espaço nas estações mais frias do ano (outono-inverno), já que possibilitam uma maior frequência no uso das cores escuras, sombrias, como o preto, marrom, vinho, chumbo, azul marinho, verde militar… Além de garantir uma maior praticidade na hora de se vestir nos dias gélidos. Mas, isso não é uma norma, já que nesta temporada também temos cores coloridas em destaque, bem como o amarelo, o verde, o rosa, enfim… tempos alegres representados por cores vivas, não é uma regra que remete apenas na Primavera-Verão.


Estamos verdadeiramente em tempos de se reinventar, sendo assim, os looks monocromáticos e ton sur ton são muito bem representados em todas as estações. Claro que nestes visuais, é possível combinar peças mais formais ou despojadas, não importa. O ideal é apostar no seu bom gosto e casar as peças que lhe são mais apropriadas em tonalidades.

O importante é entender que a roupa é uma maneira muito interessante de se expressar. Uma boa escolha de cores, tecidos, textura garantem uma grande variedade de vestimentas, então é confiar no seu taco, exibir boas escolhas e desfilar o seu conjunto corpo X combinações por aí.