Aquela sensação viril e autossuficiente tão típica do machismo é colocada à prova no enredo de “O Voo da Pipa”. Primeiro romance do dramaturgo Roberto Gerin, a obra questiona os privilégios dos homens na história de um protagonista inominado, que perde a esposa e passa a alimentar o dilema entre viver ou morrer.
Livro do escritor e dramaturgo Roberto Gerin, indicado ao prêmio Shell de melhor autor, aprofunda questões existenciais após a dor da perda em ambiente desolador do isolamento social.
Sozinho em um pequeno apartamento, após a perda da esposa, o protagonista, tomado pela saudade, passa a alimentar o desejo da morte. Da dúvida da escolha entre ficar com as filhas ou partir ao encontro da amada, surge o dilema que permeia a narrativa do livro O Voo da Pipa, de Roberto Gerin.
Tenho medo da morte que se anuncia, hora após hora, mas sinto um alívio perpassar minha alma, sopros de esperança me dominam quando percebo que posso me entregar a ela sem ter medo de morrer. Por que não perder a paciência e ir a seu encontro? Ganhar as ruas? Sim. Tocar o vírus nas maçanetas, nos corrimões… nos copos… Chamá-lo! Implorar por ele! Ah, Belinha!… O que é da vida se existe a morte? A vida me tirou você, resta à morte devolvê-la a mim. (O Voo da Pipa, p. 55)
Roberto Gerin é psicólogo por formação e escritor por vocação. Como dramaturgo, escreveu 30 peças teatrais, entre as quais “Uma Última Cena para Lorca”, indicada ao Prêmio Shell/2005, na categoria Melhor Autor. É também produtor e diretor de teatro.
Ficha técnica do Livro:
O voo da pipa
Autor: Roberto Gerin
Editora: Um livro
Preço: R$ 38,90
Páginas: 230
Fonte: LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO