Uma ótima dica em tempos de isolamento social e aglomerações de grande público, é um dia de lazer no Jardim Botânico de São Paulo. Para recarregar as boas energias, o lugar é garantia de descanso físico e mental.
É possível contemplar o sorriso das flores, a vasta área verde e ainda saborear a água fresca por meio das fontes que é abastecida diretamente das nascentes. O contato tão próximo e direto com a Natureza é anestésico, pois nem parece que estamos bem no meio da grande metrópole.
Lindas paisagens que rendem maravilhosos registros, ar puro e ainda dá para curtir e saborear àquele piquenique ao lado da família e/ou amigos. Ressalto
que é proibido levar churrasqueira ou andar de bicicleta, patinete, patins, skate, enfim. E há apenas uma lanchonete e uma lojinha de lembranças. Então fica
a dica, prepare lanchinhos gostosos, frutas, bebidas e algumas guloseimas e delicie-se nas inúmeras sombras que o espaço propicia.
Ir ao Jardim Botânico é como um dia de retiro. Um passeio acolhedor, para refletir e valorizar o que a nossa Mãe Natureza tem de melhor a nos oferecer. Com 360 mil m2 de área verde, pequenas trilhas, lago, lindas paisagens e mais de 380 espécies de árvores. Magnifico para curtir a natureza e tirar muitas fotos legais.
Além disso, é possível visitar o acervo bibliotecário que conta com mais de 6.400 livros que falam sobre botânica, o Museu Botânico onde é possível encontrar plantas da flora brasileira e estufas que demonstram o desenvolvimento e cultivo de plantas extraídas da Mata Atlântica.
E as crianças? Estas podem sentir o frescor das águas frias das nascentes, o vento da liberdade bater no rosto, de braços abertos e passos largos tem muito espaço para correr a vontade, de sentidos aguçados pelo ar puro que se pode respirar.
Afinal, a Natureza é capaz de exalar sentimentos bons, prova o tempo todo a sua força e nos dá lições de vida. Por isso, soa de inspiração para a produção de tantos poemas, pensamentos, frases, legendas com referência as mais lindas e exuberantes paisagens naturais.
Nada supera a Paz que a Natureza nos transmite.
E para àqueles que estão em viagens, há também o Jardim Botânico em vários outros estados e cidades, além de São Paulo, como: Rio de Janeiro, Paraná (Curitiba), Santos (litoral Paulista), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Goiás (Goiânia), Distrito Federal (Brasília), Pernambuco (Recife), Bahia (Salvador), Pará (Belém), Paraíba (João Pessoa).
Eu super indico este passeio e voltarei muitas outras vezes. Olhe à sua volta e não perca a beleza que Deus nos dá diariamente. Contemple a beleza que
existe no mundo, faça a sua parte e colha bons frutos!
Serviço e Informações:
Por enquanto, o espaço ainda está parcialmente fechado, pelo menos nas salas de exposições educativas. Já a visitação está com horários reduzidos de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos.
Jardim Botânico de São Paulo
Av. Miguel Stéfano, 3687
Água Funda – São Paulo
Fone: (11) 5067-6000