Inverno: pés quentinhos e bem cuidados

Foto por cottonbro em Pexels.com

O inverno é a estação do ano que mais exige o uso de sapatos fechados por períodos prolongados. As meias também são bastante usadas nos dias frios para deixar os pés aquecidos.

As botas e os sapatos fechados deixam os pés abafados, sem respirar, e isso tende ao ressecamento, às micoses, aos calos e às calosidades. As meias sintéticas também contribuem para maltratar os pés, pois não absorvem o suor. O ideal é optar por meias de algodão para que os pés não desenvolvam fissuras. Outra recomendação é hidratá-los pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite.
pes

O suor nos pés também pode resultar em micoses entre os dedos. Popularmente, as micoses também são chamadas de frieiras. As que se instalam entre os dedos apresentam coceiras, bolinhas, ardor e até sangramento. Quando ocorrem nas unhas, deixam-nas manchadas, esbranquiçadas ou amareladas, além de porosas.

Uma boa dica para evitar as micoses é secar com atenção a região entre os dedos e as unhas. Também não é recomendável usar o mesmo sapato todos os dias. O ideal é deixá-lo num local arejado para secar.

Outro incômodo que afeta os pés são os calos e calosidades. Trata-se de um engrossamento da última camada da pele. O calo é o acúmulo de pele numa mesma região e causa dor. Já as calosidades aparecem espalhadas pelos pés, em geral na planta dos pés, no metatarso, localizado na área anterior aos dedos e no calcanhar.

Tanto os calos como as calosidades são resultados do uso de saltos, sapatos apertados ou de bicos finos. Há algumas dicas que pode amenizar o problema como o uso de calçados confortáveis com solado de borrachas. As palmilhas também ajudam. Porém, os males dos pés podem ser mais bem orientados e tratados mediante uma avaliação com um podólogo ou dermatologista.