Homens também usam joias: como o público masculino tem aderido mais a acessórios

Avaliado em US$ 6,5 bilhões, mercado da joalheria masculina cresce a um ritmo sem precedentes

O mercado de joalheria masculina tem se expandido em um ritmo mais acelerado do que o feminino: em 2023, registrou um aumento de 7,3% e movimentou US$ 7,3 bilhões, segundo dados da Euromonitor International. Embora o mercado feminino ainda represente um volume significativo — com movimentação de US$ 44 bilhões —, seu crescimento foi mais modesto, de 4,2%.

Seguindo esse ritmo, até 2026, a joalheria masculina deve crescer entre 16% e 19% globalmente, de acordo com a Consultoria Gitnux Marketdata. Com essa projeção, outros acessórios começaram a compor a apresentação masculina além do clássico relógio, como anéis, colares, pulseiras e brincos, que transmitem elegância, sofisticação e individualidade.

“O aumento na procura por joias masculinas tem acontecido gradualmente, impulsionado por mudanças no comportamento e percepção da moda masculina ao longo dos anos”, analisa Michael Han, diretor comercial da Verse Joaillerie, renomada joalheria online do país. “Percebemos uma crescente valorização dos acessórios como parte da identidade masculina”, complementa.

Com um público mais receptivo e inclusivo, existem mais opções de joias para eles — embora o crescimento ainda seja tímido, visto que entre 5% e 10% dos produtos de uma joalheria são para o público masculino, segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). Outra novidade é que a venda dessas joias em plataformas de e-commerce acompanha o crescimento do setor, segundo um relatório da Mordor Intelligence.

Segundo o executivo, clientes do sexo masculino costumam escolher joias em ouro branco ou negro 18K; já para as pedras preciosas, preferem gemas clássicas e atemporais, como diamantes, diamantes negros e safiras azuis. A preferência por peças neutras reflete o desejo por peças sofisticadas que não sejam excessivamente chamativas.

“Nossos clientes se destacam pelo refinamento e pela criteriosa atenção aos detalhes. São homens que valorizam a exclusividade, pesquisam minuciosamente antes da compra e buscam joias que se alinhem perfeitamente à sua identidade e ao seu lifestyle”, conclui o executivo.

Sobre a Verse Joaillerie

Fundada em 1974, a Verse Joaillerie é uma das renomadas joalherias do país, com um portfólio sofisticado de peças exclusivas em ouro ou platina. A marca produz jóias esculpidas à mão, desde a seleção de materiais nobres até a confecção das peças, garantindo qualidade, autenticidade e designs elegantes aos clientes. Online desde 2010, foi uma das pioneiras a comercializar suas peças pela internet e hoje atende todo o Brasil.

Fonte:  Agência no Ar