É fato que o cloro das piscinas, a água do mar e o sol intenso prejudicam a saúde dos cabelos. O cloro desprende a parte da cutícula e forma bolhas, criando um aspecto áspero. O sal da água do mar resseca e intensifica os efeitos nocivos dos raios solares. O sol atinge a proteína do fio (queratina), partindo-o em pequenos pedaços. O vento embaraça os fios que quando penteados quebram facilmente.
Porém, não são somente os fatores externos que prejudicam a saúde dos fios. Maus hábitos contribuem bastante para que a situação se agrave. Confira os oito descuidos mais comuns e tenha atenção para não deixar de lado a beleza natural das madeixas.
1- Expor as madeixas ao sol intenso
Sair por aí sem proteger os fios antes da exposição solar é um dos grandes erros que as mulheres cometem. O contato direto com os raios solares faz com que o cabelo fique ainda mais ressecado e pode resultar na mudança da coloração dos fios, pois os raios causam oxidação dos pigmentos da cor. Os cabelos quimicamente tratados (tingidos ou descoloridos) apresentam as escamas mais abertas, e estão mais suscetíveis à perda de água e sais minerais. Os crespos também necessitam de atenção e, por serem normalmente mais secos do que os lisos, sofrem mais com a ação do sol.Para evitar esses problemas, os especialistas recomendam o uso de chapéu e de protetores solares específicos para cabelos.
2- Não proteger os fios das agressões externas
No verão, os cabelos ficam mais fracos por conta do calor excessivo e da transpiração acelerada. E por isso é importante protegê-los das agressões externas, como vento, poluição e chuva. A falta de cuidados pode deixar os fios porosos, com as cutículas abertas. Para driblar o problema, recomenda-se o uso de um leave-in com protetor para selar as cutículas, além dos indispensáveis xampu e condicionador.
3- Entrar no mar e na piscina sem proteção
Quem resiste a um banho de mar ou piscina? Ninguém, mas nesses ambientes há riscos para as madeixas. No mar o problema é que a água salgada pode provocar o ressecamento dos fios. Na piscina, o perigo é o cloro, pois o cobre da água clorada pode reagir com a tintura dos cabelos, causando alteração na cor.
Especialistas indicam aplicação de cremes à base de proteínas antes e depois de mergulhar. Um outro truque é sempre molhar os cabelos com água mineral antes de entrar no mar ou na piscina, pois assim os cabelos absorvem menos a água e as impurezas dela.
4- Secar os fios sem retirar a água do mar ou da piscina
Cometer esse erro é permitir que os cabelos fiquem porosos, quebradiços e desbotados, fatos que prejudicam a elasticidade dos fios, enfraquecendo a raiz. Os raios ultravioletas, quando têm contato com o sal do mar ou com o cloro da piscina, acabam com a camada protetora dos fios e pigmentos dos cabelos. Para evitar o problema, depois do mergulho enxágüe os fios com água doce, tirando o excesso com uma toalha e penteando com pente de dentes largo.
5- Transpiração sem cuidados
É normal ter suor mais intenso durante o verão, inclusive na região da cabeça. Mas, atenção, o suor freqüente pode causar alteração do pH natural do couro cabeludo e provocar caspa. Evite o problema lavando os cabelos com maior freqüência e use xampu para o seu tipo de cabelo, e se tiver com o pH alterado, procure produtos para equilibrá-lo.
6- Não limpar bem os fios
Com o uso de tantos produtos para proteger os fios, é possível que eles acumulem os resíduos dos cosméticos. Evite a situação lavando os cabelos diariamente com água morna ou fria e utilizando xampus e condicionadores apropriados para a temporada. É recomendado também aplicar, uma vez por semana, um xampu anti-resíduo que irá limpá-los profundamente.
7- Prender e puxar
O sétimo pecado muito cometido pela grande maioria das mulheres, principalmente no verão é na hora de prender os fios. Seja com trança, coque, rabo-de-cavalo, tiaras, presilhas ou elásticos, os fios presos não estão livres do efeito quebradiço. Para amenizar o problema, evite o uso de elásticos finos e grampos, que puxam e quebram mais os cabelos. As tranças podem ser feitas de forma mais solta. Tente mudar o lugar em que prende o acessório para não marcar os fios. Aproveite a estação e abuse dos chapéus, lenços ou bonés, mas nunca com os cabelos molhados. <
8- Abusar de secadores e chapinhas
Valorize a naturalidade e praticidade, que combinam muito com o verão. Por isso, é hora de dar férias aos secadores e chapinhas. Aposte no uso de cremes sem enxágüe para definir o penteado. Esses produtos ajudam a tratar e proteger os fios. Gel sem álcool ou com silicone também ajudam a modelar.
A regra no verão é proteger os cabelos. Hidratações semanais é uma dica que não falha e podem ser feitas em casa, sem gastar muito. É necessária uma boa máscara hidratante. Para melhor efeito, deixe o produto agir por 20 minutos, após massagear bem.