Dia da Língua Portuguesa

Afinal, qual é o Dia da Língua Portuguesa?

Desde 2009, foi instituído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como 5 de maio, o “Dia Mundial da Língua Portuguesa”. Também conhecido como o “Dia da Lusofonia”. Na época, os governantes e a sociedade civil celebraram a importância do idioma.


A data foi expedida como uma celebração aos povos Lusófonos (povos e nações que compartilham a língua e cultura portuguesa, como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu; e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo).



Lusofonia é basicamente uma questão da língua propriamente falada e praticada, como também das expressões e aspectos culturais usados como idioma de povos que associam a Língua Portuguesa em diversas regiões do mundo. De acordo com pesquisas e fatos reais, a Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul.

Já em 1981, o órgão legislativo do Estado Português, proclamou o “Dia da Língua Portuguesa” para ser festejado em 10 de junho. A data foi escolhida como uma homenagem a Luís de Camões, considerado o maior poeta de Língua Portuguesa da história, falecido em 10 de junho de 1579.


Mas, também é comemorado em 5 de novembro, como o “Dia Nacional da Língua Portuguesa”. Este, por meio de um decreto desde 12 de junho de 2006. Sendo uma homenagem ao escritor brasileiro Rui Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

Enfim, independente das datas divulgadas, cada qual com a sua importância e relevância, o “Dia da Língua Portuguesa” é o orgulho de uma ou mais nações, sendo o idioma nativo de tantos brasileiros. Uma língua expressiva e considerada por estudiosos, como um dos mais difíceis idiomas a ser pronunciado.


Em um breve resumo, o Português veio derivado do latim, passando pelas influências Portuguesas (Portugal) e somente depois se transformando em solo brasileiro. Há estudos bem elaborados para os que tem interesse em se aprofundar nas raízes da Língua Portuguesa que se desenvolveu e avançou por uma longa caminhada, onde se construiu e se reconstruiu por diversas vezes, até os dias de hoje, como o Português contemporâneo.

São muitos os que são merecedores das homenagens dessa longa caminhada da Língua Portuguesa, entre escritores, poetas, cientistas, professores, estudiosos, etc.

Uma ótima dica para se aprofundar nessas raízes é conhecer e prestigiar o Museu da Língua Portuguesa, na estação
Luz do metrô Paulista.

Estação da Luz

Serviço:
Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº
Centro, São Paulo – SP

Funcionamento:
Terça a domingo, das 9:00 às 16:30, com permanência até as 18:00
Telefone: (11) 4470-1515

Para mais informações: www.museudalinguaportuguesa.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.