Em 8 de janeiro comemora-se o Dia do Fotógrafo

A arte de fotografar é inspirada por milhares de pessoas em todos os cantos do mundo

O que significa comemorar no dia 8 de janeiro o Dia do Fotógrafo? A resposta está em cada indivíduo que por esporte ou profissionalismo exalta as belezas da vida, do mundo, das pessoas, em registros únicos e espetaculares.

O Dia Nacional da Fotografia ou Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840. Ainda assim, há algumas controvérsias, porém para os fotógrafos natos, a data se mantém firme.

Claro que nos tempos atuais, o Fotógrafo é um profissional reconhecido por cursos diplomados, onde o mesmo aprende a utilizar diversas técnicas de produção, captação, finalização e tratamento de imagens.

Os cursos para se profissionalizar em fotografia são o bacharelado com duração de 4 anos e o tecnológico com duração de 2 anos. Além de quê, algumas áreas também têm na carga horária dos cursos, a disciplina de fotografia, como: Arquitetura, Design de Interiores, Jornalista, Publicidade e Propaganda, Moda, etc.


Mas, dentro de cada pessoa há um pequeno fotógrafo movido pela inspiração, criatividade e interatividade nos momentos marcantes como um passeio, uma viagem, um encontro familiar ou entre amigos, festas ou confraternizações mais intimistas, enfim… Todos tem o dom e a ousadia de registrar os seus momentos e divulgar nos mais diversos canais de redes sociais e compartilhar o que a vida tem de melhor a oferecer. São motivos mais que positivos para saudarmos a data e aos inventores das primeiras câmeras que só se qualificaram ao longo dos anos e temos o privilégio de fazer maravilhosas fotos. Fotografar é uma viagem às suas melhores recordações.

O importante é se encontrar dentro do melhor ângulo, luz, enquadramento, profundidade, e fazer valer a pena cada instante vivido e eternizar da maneira mais simples ou sofisticada de acordo com o nível de cada um. Afinal, um registro é visto por muitos olhos e cada um com o seu embasamento de enxergar o que lhe é plausível em cores e imagens.

Citações:
“A câmera é meu instrumento. Através dela dou uma razão a tudo o que me rodeia”.
ANDRÉ KERTÉSZ

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar”.
Arnold Newmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.