Em 1º de Junho é comemorado o Dia da Imprensa. Todos os meios de comunicação de massa que tem a função de levar informações, imagens, vídeos para a sociedade fazem parte da imprensa. Dentre os meios mais conhecidos estão o rádio, a TV, o jornal, a revista e a internet.
A imprensa existe desde o início da civilização e já evoluiu bastante ao longo dos anos. É o que se pode chamar de a “Era do Espetáculo”, diante de tais avanços que a imprensa tem, para demonstrar, alertar, informar, interagir, entreter uma população. Hoje, com uma variedade de linguagens, já que conta com informações por escrito, sonoros, audiovisuais e multimídia.
Você já parou pra se perguntar a diferença que os meios de comunicação fazem na sua vida? Quanto tempo você consegue ficar sem informação? O que contribui a informação na sua rotina diária, no seu trabalho, no seu lazer, enfim na sua vida?
Acredito que, pode-se dizer que, na grande maioria das pessoas, atualmente, são dependentes de toda essa conectividade e informação que a imprensa ou os meios de comunicação podem passar. E que a ausência desses meios, poderia provocar uma sensação de vazio existencial.
A liberdade de expressão dentro da imprensa brasileira deveria ser a extensão e a construção de um novo mundo, com mais igualdade, civilização, defesa dos direitos sem esquecer dos deveres. Porém, num País tão injusto, a verdadeira informação muitas vezes é camuflada, mesclada, para que o real sentido não seja escancarado a população.
Há em meio a tudo isso, um monopólio de ruptura da informação de forma nua e crua, concreta. Ela é desmitificada por questão de valores e interesses midiáticos.
Mas, muito além de tudo isso, há pessoas envolvidas, profissionais que levantam a bandeira e vestem a camisa de servidores da Imprensa. Com paixão e louvor, é uma classe aguçada pelo saber, pelo transferir, pelo transmitir, pelo dividir…
Parabéns a todos os profissionais da Imprensa, àqueles que fazem os Meios de Comunicação estarem de pé a cada novo dia, a cada nova jornada, levando informação a quem tem sede de informação. Afinal, a produção de um texto, de um vídeo, de um áudio… atravessa horizontes para atingir estradas da vida.