Mudar a cor do cabelo, principalmente através da técnica da descoloração não deixam os fios da mesma forma. Isso porque a química retira os pigmentos naturais dos fios, eliminando água e alguns nutrientes. Além disso, a mudança de cor pode alterar a estrutura do cabelo.
Essas mudanças podem ocorrer em muitas pessoas que descolorem o cabelo. A atriz Agatha Moreira, que interpreta a personagem Giovanna em “Verdades Secretas 2“, contou, em entrevista ao jornal Extra, que teve queda de cabelo e corte químico – um processo de desestruturação capilar que acontece depois que o cabelo é extremamente agredido por procedimentos químicos -, após descolorir e platinar o cabelo para atuar na minissérie. Mas, é possível recuperar os fios e manter a cor e o estilo.
A tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, explica que é possível recuperar os cabelos danificados por descoloração, e que o processo não precisa ser tão complicado. A especialista sugere algumas dicas de como prevenir a queda e salvar o cabelo depois de descolorir.
“Todo cabelo descolorido ou com outras técnicas e processos químicos precisa de atenção especial, antes, durante e depois do procedimento para mudar a cor. Algumas maneiras para deixar o cabelo mais saudável são através da restauração e cauterização capilar e hidratação profunda dos fios”, conta Viviane.
Para Viviane, o ideal é sempre preparar o cabelo antes de se submeter ao procedimento químico e, após a descoloração, é essencial devolver os elementos perdidos pelo cabelo.
O tratamento de reconstrução capilar é indicado para recompor a fibra do cabelo. Ao realizar a descoloração, é fundamental fazer esse procedimento. A descoloração enfraquece os fios, então, a reconstrução tem a função de preencher o cabelo, devolvendo a massa com a reposição de queratina.
“É ideal reconstruir o cabelo em um salão de beleza, mas também pode ser feito em casa com os cuidados certos”, afirma a tricologista.
Uma cauterização pode ajudar a repor a queratina do cabelo, recuperando o cabelo danificado pela descoloração. Importante saber que esse processo deve ser feito por um profissional especializado, que irá avaliar os fios.
“É fundamental ressaltar também que, existem casos em que os cabelos descoloridos estão muito frágeis, o que não é recomendado serem submetidos à cauterização”, ressalta Viviane.
A tricologista recomenda também uma hidratação profunda dos cabelos.
“Acho essencial, após um processo químico como a descoloração, fazer uma hidratação profunda, usando máscaras e óleos de alta qualidade. Pode-se também, potencializar o tratamento, expondo os fios úmidos à vaporização. Esse tratamento pode ser feito no salão de beleza, com aparelhos especiais, ou mesmo em casa, com produtos e o auxílio de uma toalha quente”, explica.
Fonte: VH Assessoria