Cuidados com as unhas…

As unhas fracas e quebradiças são uma reclamação comum nos salões de beleza e nos consultórios médicos. Elas podem ser um sintoma de algum problema maior – um leque de doenças pode ter as unhas fracas como sintoma, que vão de hipotireoidismo a stk67673corproblemas cardíacos ou renais – mas também podem ser consequência de traumas ou uso de produtos inadequados ou muito abrasivos.

“Carências nutricionais também são causa desse problema. Alergias nas mãos que acometam a prega ungueal, micose nas unhas também podem causar problemas e deixar as unhas fracas”, diz a Dra. Erica Monteiro, dermatologista.

Aqui no Brasil, um dos grandes hábitos que comprometem a força das unhas é a retirada das cutículas. “As cutículas protegem as unhas contra infecções causadas por bactérias e fungos”, explica a Dra. Erica. Ainda segundo a dermatologista, outro fator é o cultivo das unhas muito longas: “Isso facilita o trauma e a má formação da unha”.

Os cosméticos para as unhas ajudam de verdade?
Existem quatro características que as unhas precisam ter para manter a beleza e a saúde: comprimento e formato, textura da superfície, cor e integridade da pele ao redor da unha.

Os cosméticos podem camuflar essas diferenças e melhorar a aparência das unhas – mas devem ser utilizados com cautela e bom senso. Sempre que necessário, porém, um dermatologista deve ser consultado: antes de camuflar a lesão, é preciso saber se há alguma causa para estas alterações, e tratá-la.

Dicas da dermatologista para unhas sempre belas
1 – Mantenha as unhas curtas. Unhas longas podem funcionar como “alavanca”, podendo causar traumas
2 – Não retire sua cutícula, prefira apenas empurrar a pele
3 – Leve seu próprio material ao salão de beleza. Isso pode ajudar a evitar micoses.
4 – Se sentir queimação, ardor ou coceira após fazer as unhas, você pode estar tendo uma reação alérgica a algum dos produtos utilizados. Preste atenção e procure um médico.
5 – Alterações crônicas, como deformidades, unhas sempre frágeis e quebradiças, mudanças de cor ou de forma das unhas devem ser avaliadas por um bom dermatologista.

Fonte: Site UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.