Conheça os diferentes tipos de olheiras e suas causas

Segundo a Dra. Fernanda Sanches, primeiro passo para resolver o problema é determinar o que está gerando o problema

As olheiras podem ter diferentes tipos e causas, de acordo com fatores como genética, hábitos, exposição ao sol e outros. Com isso, muitos são os tratamentos possíveis, que vão desde cremes clareadores a preenchimentos dérmicos e mudanças no estilo de vida.

Segundo a Dra. Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, empresa de dermocosméticos para tratamentos estéticos profissionais e de uso home care , presente há mais de 24 anos no mercado, as olheiras podem causar prejuízo à autoestima, mas podem ser controladas e até desaparecer de vez. “O primeiro passo é entender qual é o tipo de olheira que a pessoa tem para que o problema possa ser combatido na raiz, ou seja, em alguns casos dá para melhorar a aparência das olheiras simplesmente evitando determinados hábitos. Em outros, porém, é preciso um pouco mais de ajuda”, afirma.

De acordo com a especialista, quem sofre com a questão das olheiras deve procurar um profissional especializado, como um esteticista ou dermatologista, para realizar uma avaliação. “A partir daí será possível entender qual o tratamento mais recomendado”, explica a Dra. Fernanda.

Ela ressalta que o mercado de dermocosméticos está cada vez mais tecnológico e possibilita tratamentos incríveis. “Na Cosmobeauty, por exemplo, lançamos o collagemax PDRN Exo Eyes, um multiconcentrado para área dos olhos, que possui ingredientes que promovem a restauração de todo o contorno dos olhos, sendo uma ferramenta eficaz contra olheiras. Um profissional da área de estética saberá fazer a melhor recomendação em cada caso”, sugere a especialista em cosmetologia.

 

Confira a seguir os diferentes tipos de olheiras e suas causas:

  1. Olheiras pigmentares – Apresentam uma coloração mais escura, geralmente marrom ou preta. Tem como causas mais prováveis a genética, excesso de produção de melanina, exposição ao sol e inflamações cutâneas.
  2. Olheiras vasculares – Elas têm coloração azulada, roxa ou avermelhada. Como causas, estão os vasos sanguíneos dilatados ou congestionados, pele muito fina na área dos olhos, má circulação sanguínea, alergias e retenção de líquidos.
  3. Olheiras estruturais – Causadas por um relevo ou depressão na região abaixo dos olhos, elas geram uma aparência de sombra. Como causas prováveis estão fatores genéticos, perda de gordura na região periorbital devido ao envelhecimento e estrutura óssea facial.
  4. Olheiras com gordura orbital – Além da coloração escura, apresentam inchaço visível na região abaixo dos olhos. Entre as causas mais prováveis estão: retenção de líquido, hereditariedade, envelhecimento, alergias, consumo excessivo de sal, falta de sono e acúmulo de gordura na região periorbital.

 

  Por  Dra. Fernanda Sanches 

 

Fonte: Carolina Lara Comunicação