A coloração já faz parte da vaidade das pessoas, sejam homens ou mulheres, jovens ou crianças. Quando se decide mudar a cor dos cabelos, a primeira opção é saber qual a tonalidade que mais combina com seu tom de pele. Geralmente, a cor dos cabelos é determinada pela genética, mais precisamente por um pigmento denominado melanina.
A melanina é distribuída nos cabelos e possibilita vários tons, mesmo que se trate de um cabelo natural. De acordo com a proporção de melanina nos cabelos, a eumelanina pode resultar em algumas mechas de fios azulados. E a feomelanina em mechas com tons amarelados. Já os tons avermelhados são resultado da tricosiderina.
Para os que optam pela coloração, existe uma classificação chamada de cores naturais, básicas ou fundamentais. Na maioria das vezes, essas tonalidades têm uma ordem numérica dos fios e são indicadas na escala de um a dez, sendo um a cor mais escura e dez, a mais clara, em progressão descendente.
Escala das tonalidades naturais:
1.0 Preto
2.0 Castanho-escuríssimo
3.0 Castanho-escuro
4.0 Castanho-médio
5.0 Castanho-claro
6.0 Loiro-escuro
7.0 Loiro-médio
8.0 Loiro-claro
9.0 Loiro-claríssimo
10.0 Loiro ultraclaríssimo
Já as colorações fantasias ou misturadas são aquelas que designam reflexos e nuances. A numeração geralmente vem acompanhada de um número redondo ou separada por um ponto. Por exemplo: 9.1 – Loiro-claríssimo-acinzentado, 6.63 – Loiro-escuro-marrom-dourado. Confira a numeração com que essas cores se apresentam no mercado:
1. Cinza
2. Mate
3. Dourado
4. Acobreado
5. Vermelho
6. Violeta ou roxo
7. Marrom