Uma pesquisa inédita mostra realidade da tendência no Brasil e aponta Clean Beauty como a marca de presença em diferentes categorias de produtos, de skincare à maquiagem, e ganha cada vez mais espaço nas rotinas de cuidados com os cabelos.
Os produtos Clean Beauty têm alto percentual de naturalidade, não são testados em animais e englobam práticas sustentáveis, como ingredientes de fontes renováveis e programas de reciclagem.
Com os consumidores mais conscientes do impacto do consumo no meio ambiente e atentos aos rótulos dos produtos que colocam em seus carrinhos de compras, sejam eles físicos ou virtuais, a busca por alternativas que utilizem uma quantidade mínima de químicos e equilibrem o autocuidado com o cuidar do planeta aumentou
No Brasil, o cenário não é diferente. Uma pesquisa realizada pela startup Opinion Box com exclusividade para a Flora, fabricante da marca de produtos veganos para cabelos OX Cosméticos, mostrou que a Clean Beauty também é uma realidade por aqui.
Mais de 500 mulheres nas cinco regiões do País, apontou que 75% das brasileiras mudaram o seu critério de escolha de produtos de beleza nos últimos anos. Atualmente, mais de 40% delas já priorizam produtos com uma quantidade mínima de químicos e ingredientes naturais.
“A tendência Clean Beauty pode ser resumida, em uma linha, na busca por produtos livres de ingredientes que podem danificar os cabelos e têm impacto reduzido no meio ambiente. A maneira como nos conectamos com a beleza está mudando. Estamos mais engajadas em escolhas que priorizam a saúde: nossa e a do planeta. Prova disso, é que mais da metade das brasileiras já experimentou um produto para cabelo com alto percentual de naturalidade e, dessas, 88% aprovaram os resultados”, afirma Cintia Fuchs, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento na Flora.
A OX Cosméticos lança a sua linha OX Plants, com 93% de ingredientes naturais. A novidade chega ao mercado em três versões: Hidrata & Dá Brilho, Nutre & Cresce e Cuida do Couro & Fortalece – todas liberadas e formuladas sem adição de cloreto de sódio (sal), silicones, óleos minerais, corantes e parabenos.
“Com tecnologia de ponta é possível criar fórmulas com ingredientes vegetais naturais e uma quantidade mínima de químicos necessários para assegurar a estabilidade dos produtos, mas não agressivos aos cabelos ou ao meio ambiente. O chá verde presente em uma das versões da nossa linha OX Plants, por exemplo, é orgânico e conta com a certificação internacional COSMOS, de cosméticos orgânicos e naturais”, explica Cintia.
Essa nova consumidora é mais exigente, conectada e reconhecidamente ávida por novidades e esse é mercado não para de crescer.
Mais informações: oxcosmeticos.com.br
Fonte: Agência Fato Relevante