Cachos: com a palavra…Eles

A juventude sempre foi e é sinônimo de vaidade e beleza. Nos dias atuais, os jovens homens estão emponderando ao desfilar belos cachos por ai.

É isso mesmo, a transição capilar não subiu somente para a cabeça das mulheres, os homens também aderiram a causa.

Estão exibidos! Ops!!! Exibindo as madeixas naturalíssimas, cachos a mostra, cheios de brilho e cuidados especiais, além de muitoooo charme. Aplausos, eles merecem!

Bora conferir depoimentos reais:

Como se sente atualmente com os seus cachos?
WLO: Me sinto muito bem com o meu cabelo atual. Depois de tanto tempo procurando um estilo que se encaixasse com o meu perfil, decidi por assumi-lo exatamente como ele é.

GLT: Sinto-me realizado e livre, pois ter cachos não é só um penteado de cabelo da moda, como alguns dizem. Mas sim, toda uma história de resistência, empoderamento e representatividade.

O que mais o estimulou a deixar os cachos crescerem e aparecerem, já que a maioria dos homens (há bastante tempo) seguiam o esteriótipo de cabelos sempre
curtos?

GLT: Acredito que foi a força das pessoas que estavam a minha volta, que me ajudaram a eu me aceitar do jeito que sou, com o cabelo que tenho. Para além disso, toda a representatividade e visão de até aonde posso chegar e o quanto posso ser feliz com o meu cabelo natural.

WLO: Quando eu comecei a dar mais atenção de como os meus fios eram de verdade, e ao analisar e ver o cabelo dos meus pais cacheados, isso me estimulou ainda mais.

Quais os principais cuidados para manter os cachos saudáveis e estilosos?
WLO: Usar shampoo e condicionador específicos, enxaguar bem na lavagem e passar com frequência um leave-in para mantê-los com uma boa aparência e saudáveis.

GLT: Mantenho uma rotina de hidratação de 2 a 3 vezes por semana. Além da umectação, até porque cabelos cacheados amam óleo. E nada melhor do que intercalar uma hidratação e uma umectação com óleo de coco, manga ou oliva. Há algumas técnicas que podem se adotadas para uma melhor definição dos cachos, como o processo de fitagem ou dedoliss; que nada mais é do que enrolar os fios com a ajuda dos dedos, modelando-os, de forma que os cachos fiquem ainda mais definidos, da maneira desejada.

O que você diria para àqueles que ainda não se encorajaram ou não se reconhecem diante do espelho com os cachos naturais e volumosos?
GLT: Em primeiro lugar é preciso entender que é um processo, que envolve desde uma deconstrução daquilo que era tratado como “belo” ou ” normal”, até uma auto aceitação.
Ademais, não será de um dia para outro que você saberá cuidar dos seus cachos. É necessário aprender a cuidar dos fios a partir de testes, com erros e acertos. Isso é válido para o tipo de hidratação que favorece um melhor resultado, com qual creme de pentear ou leave-in gera um “day after” maravilhoso, com qual máscara os meus fios melhor se adaptam, e também entender que possam vir os “bad hair days”.

WLO: Para aceitarem o seu cabelo, já que atualmente há muitos homens que adotaram o seu estilo ao natural e não conseguem se enxergar de outro jeito.

O que mais valoriza nos seus cabelos?
WLO: Valorizo bastante me olhar no espelho e ver a evolução que teve desde que comecei a adotar esse estilo, e gosto do volume dos cachos.

GLT: O volume, o crescimento e a forma com o qual finalizo. O formato do corte também contribui bastante, principalmente ao visualizar o contexto junto ao meu rosto.

Qual a sua maior inspiração em cabelos cacheados?
GLT: Dentre tantas outras, das quais vejo no user @cachosboys do Instagram; gostaria de citar o Wanderlan Nascimento (@wanderlannascimento), um youtuber que dá ótimas dicas de como cuidar dos cabelos cacheados. Também o Allan Bastos (@allanbasttos), que além de dicas de beleza, fala sobre moda e dança.

WLO: Os meus pais, que também assumiram os seus cachos.

Tem alguma dica caseira ou específica de alguma marca nos cuidados dos cachos, que possa passar para os iniciantes?
WLO: Na minha opinião, a melhor marca para cacheados é a Salon Line.

GLT: Acredito que uma ótima dica é manter o cronograma capilar com hidratação, reconstrução, cauterização e nutrição. Aí vai de cada um investir, já que há algumas marcas que vendem estes tratamentos, daí é só ter disciplina para obter bons resultados. Também é bom estimular o crescimento dos cabelos por meio do ativador de cachos, que por sinal é ótimo para quem está em transição. Em conjunto é bom usar um creme de pentear que contenha algum tipo de óleo na composição.
Eu particularmente, gosto muito dos produtos que contém babosa e óleo de coco na composição, dos quais costumo usar da Salon Line ou Seda. Claro que é importante ler a indicação no rótulo de cada produto, afinal há uma variedade de tipos de cachos.
Mas o importante é doar um pouco do seu tempo, se dedicar, que do aprendizado vem o resultado final, e logo estará craque nos cuidados capilares.



tipos de cachos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.