Cabelos: mitos e verdades

Há tantos mitos sobre cabelos que não é de estranhar que homens e mulheres se deixem levar por regras que não passam de crendices populares. Mas existem alguns que resultam em qualidade e beleza do fio. Vejamos alguns deles e também as verdades para alcançar um cabelo belo e saudável.

* 10 mitos

cabelos-lisos1. Cortar mensalmente os cabelos
Essa talvez seja a mais conhecida das crendices com a indicação de que o corte possibilitará o crescimento. Isso é um mito, pois a estrutura capilar não é planta e, podando-a ou não, ela se desenvolve a uma taxa média de 1 cm por mês. O cuidado de aparar os fios tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, para deixá-los mais saudáveis e harmônicos com a fisionomia de cada pessoa.

2. Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira
Essa crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas comparadas às plantas: aparar os fios na lua cheia aumenta o volume; na minguante dá o efeito oposto; a lua nova é ótima para renovar o visual e a crescente é ideal para se tornar uma Rapunzel. Não há nenhuma evidência comprovada na proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Segundo o Dr. Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo, os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente; por isso, a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno.

cachos3. O cabelo se acostuma com o shampoo
O cabelo não se habitua ao uso do shampoo. O fato é que ele deixa de ficar limpo corretamente. Isso ocorre quando o shampoo não é indicado para seu tipo de fio. É possível notar no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas a uma busca incessante pelo shampoo ideal. A vantagem é que hoje há produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se você não está acertando na escolha, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo: normal, seco, oleoso ou misto.

4. Água fria deixa o cabelo mais brilhante
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. No inverno, é recomendado optar por temperaturas mornas.

cabelosss5. Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos
Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com shampoo específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Especialistas alertam que o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.

6. Deixar o creme o dia inteiro no cabelo aperfeiçoa o tratamento
Os especialistas não recomendam deixar o creme de tratamento por mais tempo que o indicado, pois o resultado da hidratação é cuidar e embelezar o cabelo e dessa forma, pode deixá-lo oleoso.

7. Cem escovadas à noite deixam os cabelos mais saudáveis
Este hábito ativa a circulação no couro cabeludo, porém é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.

8. Calvície é coisa de idoso
Atualmente, a calvície pode atingir tanto jovens como idosos. Nos jovens, ela é mais intensa e mais rápida. Quanto mais precoce, mais depressa ela se instala. Já a calvície na idade de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo.

9. Fios brancos arrancados nascem em dobro
Dessa forma seria fácil combater a calvície. O Dr. Valcinir Bedin explica que é natural os fios brancos se destacarem na cabeleira. Isso acontece porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina, substância que dá cor, sendo substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa o fio mais grosso e, portanto, mais visível.

grisalhos10. A pontinha branca do fio é a raiz
Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz. Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários, que passa praticamente despercebida. Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a raiz, ou seja, o bulbo, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo será substituído por outro.

* 10 verdades

1. A oleosidade natural é a melhor hidratação que existe
Conhecida cientificamente como emulsão epicutânea é produzida no couro cabeludo e composta de gordura, água e sais minerais.

2. Alisamentos à base de formol prejudicam a saúde
O formol é uma substância extremamente volátil, capaz de provocar dificuldades respiratórias, além de reações alérgicas, dermatites e irritação nos olhos. Faz mal à cliente e mais ainda ao cabeleireiro, que aspira a fumaça do formol com grande freqüência.

cabelos23. O sol faz mal ao cabelo e também ao couro cabeludo
O que comprova isso é que o maior índice de câncer entre as mulheres é o de pele, principalmente no couro cabeludo, mais precisamente na linha que divide o cabelo. É importante usar diariamente fórmulas que tenham filtro solar.

4. O cigarro e a bebida aceleram o envelhecimento capilar
A nicotina prejudica a circulação do sangue na pele e no folículo piloso. As pessoas que fumam têm menos oxigenação no bulbo capilar e mais propensão à queda. Já o álcool em excesso desidrata o fio, que perde a flexibilidade e a resistência natural.

5. Alimentação contribui para a saúde dos cabelos e do couro cabeludo
Uma alimentação balanceada resulta em cabelos saudáveis, com fios leves e soltos. A falta de vitaminas, de proteínas e de óleos essenciais provoca o afinamento dos cabelos, a falta de crescimento e o ressecamento deles.

6. Recomenda-se uma dieta rica para as pessoas que alisam os cabelos
As dietas ricas em proteínas e aminoácidos como a cisteína são responsáveis pelas pontes de enxofre que formam a estrutura da fibra capilar e garantem a resistência dos fios.

cabelos_longos7. Alguns alimentos são essenciais para compor o prato de quem alisa os cabelos
É importante comer alimentos da cadeia de aminoácidos (proteínas) como peixes, carnes, cereais, laticínios e soja. As vitaminas A, B5, B6, E, F encontradas na cenoura, gema de ovo, fígado, trigo, espinafre, couve, milho, atum e nozes. E, ainda, os oligoelementos como cobre, zinco e selênio que incluem as ostras, as algas, o leite, o fígado, as carnes e aves.

8. Usar muita química no cabelo pode intensificar a queda
O ideal é não misturar químicas no cabelo: caso você tenha um relaxamento e queira fazer uma tintura, reflexo ou luzes, a melhor procedência é ir cortando o cabelo aos poucos até eliminar a química por completo para não ativar a queda dos fios.

9. Dormir com cabelos molhados enfraquece os fios
Não é recomendável dormir com o cabelo molhado. Além do enfraquecimento dos fios e dificultar a secagem, pode levar ao desenvolvimento de uma calvície precoce.

cabelos-pres110. Prender os cabelos de maneira incorreta arrebenta os fios
No caso de uso de elásticos é melhor optar pelos de silicone ou os que não possuem partes de metal e não apertam muito na hora de prender. Os grampos e as fivelas devem ser manipulados com delicadeza para não machucar o couro cabeludo.

Fonte: Revista Cabelos & Cia. e site Terra/beleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.