Pequenas dicas, grandes ganhos para ter cabelos bonitos e saudáveis

Segundo as pesquisas com especialistas, estas dicas valem ouro e resgatam os seus cabelos

 

cabelo
Gisele Bündchen – modelo             (reprodução da internet)

Cabelo bonito e saudável é aquele que tem sua estrutura equilibrada. A saúde dos cabelos pode ser avaliada através da cutícula, a parte externa do fio.

A cutícula é formada por uma camada de células sobrepostas que, ao se abrirem, facilitam o ressecamento e dão aspecto quebradiço aos fios.

O que pode originar o ressecamento é a perda da lubrificação natural dos fios, que muitas vezes ocorre quando lavamos os cabelos. Portanto, para repor a lubrificação perdida durante o processo de limpeza, não podemos abrir mão de alguns produtos que garantem um visual saudável para os cabelos.

Confira algumas dicas:

Máscaras
A máscara é um tipo de tratamento concentrado para a recuperação dos fios e deve ser usada uma vez por semana ou a cada 15 dias. Seu tempo de ação varia de 5 a 30 minutos, de acordo com a marca e indicação do produto. Após esse período, é necessário o enxágue total dos fios.

Esse tratamento funciona como um condicionador intensivo, que nutre e sela (fecha) a cutícula dos fios.

Gisele-Bundchen modelo
(reprodução da internet)

Leave-in
O leave-in é um creme que deixou de ser especializado apenas para cabelos crespos, étnicos e afros. O produto já é encontrado no mercado para todos os tipos de fios, e é ideal para desembaraçar: ajuda o pente a soltar os fios, evita a quebra dos mesmos e ainda garante o brilho do cabelo.

Além disso, o leave-in também pode ser um defrisante que, além de hidratar, protege os fios,  antes da escova. E também, previne que o cheiro do cigarro penetre nos fios.

Reparadores de pontas
Os reparadores de pontas funcionam como filme protetor que adere aos fios quebradiços, principalmente nas pontas duplas, porém seu efeito é temporário e não vale a pena abusar. No máximo, duas gotas são o suficiente.

Mousse
Os mousses são fixadores de cachos, ótimos para quem tem cabelos indefinidos, volumosos e sem balanço. É interessante lembrar que o mousse pode ressecar os cabelos. Prefira os que não contêm álcool.

Cremes Hidratantes
Esses cremes são usados após o shampoo. Geralmente, agem em alguns minutos e deixam os cabelos mais sedosos e fáceis de pentear. Muitos deles não nutrem o fio profundamente, mas contribuem para a selagem da cutícula. Escolha uma marca de sua confiança.

Gisele-Bundchen modelo
(reprodução da internet)

Pomadas e ceras
São ótimas para dar um look fashion ao visual, especialmente nos cabelos desfiados. É recomendável usar nas pontas, nunca na raiz.

Defrisante
Um excelente aliado para as pessoas que possuem a raiz do cabelo crespa, pois pode ser usado antes de fazer escova. O produto facilita a escovação (a escova corre mais fácil) e é visível uma melhor aparência dos fios, no resultado final.

Utilize no couro cabeludo e no comprimento, nunca nas pontas, pois seu cabelo pode ficar com aspecto artificial, esticado.

 

 

Hidratantes em ampola
As ampolas de hidratantes são vendidas em pequenos frascos. O segredo do uso está em massagear bastante após a aplicação. Esse tipo de produto nutre os cabelos com maior eficiência.

Lavagem
Recomenda-se não lavar os cabelos todos os dias; no máximo, um dia sim, outro não. O couro cabeludo demora 48 horas para secar e o excesso de lavagens podem causar quedas e enfraquecimento dos fios.

*** Lembre-se, pequenas dicas, muitos acertos e ganhos que valem ouro.