A Tricologista Viviane Coutinho explica a importância de observar os rótulos de produtos capilares para evitar elementos que prejudiquem os fios
Os rótulos não estão nas embalagens dos produtos à toa, neles há informações muito importantes aos consumidores. Sua principal função é informar as características e propriedades do produto.
Em muitos cosméticos, existem substâncias que são prejudiciais aos fios, por isso, é fundamental ler a composição no rótulo do produto. A Tricologista e membro docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, detalha alguns desses elementos ruins para para você ficar atenta.
“Ao comprar um shampoo ou condicionador, por exemplo, esteja atento ao rótulo, pois nele haverá informações sobre as substâncias presentes no produto. Elementos como parabenos, sulfatos, parafina, são tóxicos para a saúde dos fios, portanto, é fundamental evitá-las”, explica ela.
“O sulfato, por exemplo, são detergentes químicos que removem a sujeira e o óleo do cabelo, porém, também levam a hidratação natural, que dá brilho e suavidade às madeixas. Já os parabenos são disruptores endócrinos, que podem causar mudanças hormonais em nosso corpo, inclusive, com risco de desenvolver câncer. Além dessas substâncias, é preciso estar atento a nomes como, triclosan, que atuam como conservantes dos produtos; e, polietilenoglicol, que é perigoso ao desenvolvimento humano”, esclarece Viviane.
Mas não precisa abandonar produtos capilares com essas substâncias.
“Grandes marcas pesquisam muito antes de desenvolver um produto. O perigo está no excesso dessas substâncias químicas. É importante se atentar a isto”, pontua.
A profissional ressalta que, já é possível encontrar shampoo e condicionador que tem na composição óleos essenciais, ajudando na saúde capilar.
“Já existem shampoos e condicionadores que ajudam a estabilizar a pele do couro cabeludo, devolvendo a saúde que na composição tem a entrega de óleos essenciais”, finaliza a Tricologista.
Fonte: Black Art