Artigo: Sobrancelha faz parte da fisionomia do rosto

Por Tatiana Macedo, da clínica estética T&T que ressalta a importâcia da sobrancelha na fisionomia do rosto.

O desenho da sobracelha deve seguir os traços naturais dos pêlos e levar em consideração a simetria do rosto.

O rosto é uma das partes do corpo mais evidentes e faz parte da apresentação pessoal em qualquer lugar e ocasião. Estar com a pele limpa, sem manchas e salientar a beleza com uma leve maquiagem ou acessórios como brincos deixam o visual com tudo em cima. “A sobrancelha também faz parte da harmonia da face e deve estar sempre bem feita”, destaca a designer de sobrancelhas, massoterapeuta e depiladora Tatiana Macedo, da clínica estética T&T.

As sobrancelhas alteram a fisionomia do rosto e podem deixá-lo mais suave ou agressivo, tudo depende de características como o seu formato e largura. Além disso, uma sobrancelha que não é cuidada demonstra desleixo e pode causar má impressão. “Se ela estiver torta, com falhas ou for tirada de qualquer jeito a beleza facial pode ser prejudicada. Muitas pessoas recorrem a profissionais especializados em designer de sobrancelhas para deixá-las desenhadas”, afirma.

Quem atua como designer de sobrancelhas é responsável por desenhá-la conforme as características do rosto da pessoa, de modo que os olhos também sejam mais valorizados. “O cabelo é considerado a moldura da face e as sobrancelhas são a moldura dos olhos. O profissional utiliza uma espécie de régua, chamada de paquímetro, para medir o espaço entre elas e a curvatura de cada uma, traçando linhas que irão demarcar os pêlos que devem ser retirados”, explica.

Muitas pessoas acreditam que ao retirar os pêlos da sobrancelha eles não irão mais crescer. Tatiane conta que este é um dos mitos mais comuns e esclarece que os pêlos voltam a crescer, em algumas crescem mais pêlos e em outras menos. “O importante é que o desenho siga as linhas naturais já existentes. Há sobrancelhas mais retas, mais curvadas ou ainda as que são arqueadas naturalmente”, acrescenta.

Cada pêlo tem o seu papel e um a mais – ou a menos – pode alterar completamente o visual, por isso o profissional deve ter cautela e analisar as alterações necessárias para que o rosto fique harmonioso. “Os pêlos são retirados um a um com uma pinça especial para este fim. Mesmo seguindo o modelo ideal para o rosto do cliente, o designer respeita a vontade de cada um e tenta satisfazer a todos da melhor maneira possível”, enfatiza.

Além do paquímetro e da pinça também são utilizados outros objetos durante o procedimento. Pincéis que auxiliam na definição do desenho, pentes que deixam os pêlos no lugar certo, garantindo que nenhum será retirado sem necessidade, soro fisiológico para esterilizar a região e algodão. “Cada sessão dura de 20 a 30 minutos, de acordo com a situação da sobrancelha e a manutenção deve ser feita a cada 15 dias”, aconselha.

É bom lembrar que nem sempre uma sessão é o suficiente para deixar as sobrancelhas impecáveis. Como os pêlos podem ter sido retirados várias vezes desobedecendo ao formato natural, é preciso fazer a limpeza das sobrancelhas e aguardar até que os pêlos cresçam no local certo. “Outro detalhe importante é em relação à higiene. O profissional deve utilizar máscara, luva e materiais descartáveis e esterilizados”, finaliza.

 

Fonte: Toda Comunicação