Clássica e reta, corte da personagem virou referência nos anos 80; especialista explica como identificar o tipo de franja ideal para cada rosto
Se você viveu os anos 80, ou maratonou o sucesso da novela Vale Tudo, é impossível não lembrar da Solange, na época, interpretada por Lídia Brondi. A personagem que tinha opiniões afiadas ainda destacava um corte marcante da TV brasileira, uma franja reta, clássica, que moldava o rosto com perfeição. Hoje, interpretada por Alice Wegmann, a atriz revive essa icônica franja, mas será que ela combina com todo mundo?
O cabeleireiro do Pelle Capelli, de Santo André, David Leandro reforça que toda franja tem o seu charme, mas nem toda franja é para qualquer rosto. A franja da Solange, por exemplo, é do tipo reta e cheia, cortada na altura das sobrancelhas. “Ela traz um ar dramático, intelectual, e é perfeita para quem tem o rosto oval ou alongado, já que ajuda a equilibrar o comprimento da face”, detalha.
Mas se o seu rosto for mais redondo, o especialista comenta que o estilo reto não valoriza tanto. Nesse caso, segundo ele, é melhor optar por uma franja lateral longa, que alonga o visual e dá mais movimento. “Já para quem tem o rosto quadrado, pode apostar em uma franja desfiada ou em camadas, que suaviza os ângulos e cria leveza”, destaca.
David também cita a franja cortininha ou curtain bangs, como ficou conhecida, que é um corte super democrático e funciona para quase todos os formatos de rosto, especialmente os triangulares ou em formato de coração, pois equilibra a testa e valoriza o maxilar.
Além das franjas, o especialista também comenta que é importante se atentar ao estilo do cabelo como um todo, antes de escolher o corte da franja. “A textura do cabelo também conta, porque cabelos lisos tendem a realçar franjas retas, enquanto os ondulados e cacheados ficam lindos com franjas mais fluidas ou volumosas, que acompanham o caimento natural”, completa.
Fonte: Máxima SP