A pele no inverno

A pele exige alguns cuidados especiais no inverno. Com os dias frios e o clima seco, ela tende a ficar ressecada e isso afeta visivelmente toda a epiderme. No estado mais grave, a pele adquire uma aparência esbranquiçada e descama, provocando até mesmo coceiras em determinadas regiões. Às vezes, chega até trincar, dando espaço a feridinhas, o que interfere de forma negativa, na pele iaparência das pessoas.

Para a profissional e esteticista Márcia Maria, o aval de um dermatologista com foco na estética é muito valioso nesses casos mais graves. “Há alguns anos, tínhamos muitos profissionais da área de Dermatologia que se opunham ao trabalho desenvolvido por um esteticista. Hoje, já se pode afirmar que existe uma aliança entre ambos.”

No entanto, para não se chegar a esse ponto, são necessários alguns cuidados específicos de acordo com o tipo de pele. Confira dicas básicas e mantenha a beleza da sua pele, até mesmo no inverno.

Pele normal – lave o rosto duas vezes ao dia (manhã e noite) e utilize um adstringente para retirar as impurezas do dia-a-dia. Não dispense o uso de um hidratante e um protetor solar para mantê-la com aspecto normal.

Pele oleosa – apesar da oleosidade natural, esse tipo de pele tende a ficar ressecada no inverno. Uma sugestão é esfoliá-la uma vez por semana, para retirar a camada de gordura excessiva, usar sabonetes de ácido salicílico, adstringente, protetor solar e hidratante oil free (sem gordura).

Pele mista – para esse tipo de pele, é possível mesclar os produtos indicados para pele oleosa e normal. Use os sabonetes de ácido sacílico, adstringente para uma limpeza eficaz, um hidratante e protetor solar para pele normal.

Pele seca – deve-se manter um certo nível de umidade para essa pele e para isso é importante usar sabonetes suaves e tônicos, sem álcool. Os especialistas recomendam hidratantes e protetores com componentes como ureia ou lactato de amônia.