Quem disse que essa guloseima não tem um dia para chamar de seu? Pois é, hoje 28 de maio comemora-se o Dia Mundial do Hambúrguer. E qual de nós nunca comeu ou não gostou de se lambuzar nos molhos de um recheado hambúrguer?
Verdades escancaradas, “eu” costumo dizer que algumas guloseimas já nascemos gostando ou amando, e o hambúrguer é uma destas. Claro que, nos dias atuais há uma variedade de hambúrgueres que vão desde o tradicional, o regional e o vegano. Cada um com as suas propriedades e opções a gosto do freguês. Que aliás, pode contar com uma infinidade de hambúrguerias espalhadas por todo o país e ainda pode escolher entre os mais populares MC Donald’s, Bob’s, Burguer King, até os mais elitizados na grande São Paulo, como Cabana Burguer, Bullguer, Borger Burguer, Mathilda Lanches, Black Rock Burger & Beer,Frank & Charles, All In Burguer, NOU Burger, Jordão Bar, John’s Burguer, Bentoburger, entre tantas outras…
É importante mencionar que o hambúrguer tem a sua origem vinda da Alemanha, na região de Hambúrgo, por volta do século XVII e daí se definiu o seu nome. Porém, o sucesso alavancou mesmo foi nos Estados Unidos. Em 1921 foi fundada a primeira rede de hambúrgueres fast-food dos Estados Unidos, a White Castle. De lá para cá, o hambúrguer foi só se aprimorando e ganhando novas versões, mas nunca mais saiu da rede de fast food e da preferência do paladar mundial. Afinal, o mundo inteiro consome hambúrgueres, sejam eles nos famosos lanches e até mesmo em pratos tipicamente reinventados.
Já no Brasil, uma curiosidade bastante peculiar e talvez pouco conhecida pelos consumistas de hamburguer, é que ele desembarcou no nosso país tendo como lanchonete introdutória o Bob´s. Em 1952, no Rio de Janeiro, a primeira lanchonete em estilo americano da cidade, o Bob’s foi aberta pelo jogador de tênis estadunidense-brasileiro Robert Falkenburg. Aliás, junto com o hambúrguer trouxe também o milk-shake e o sundae.
Nossos agradecimentos ao Sr. Robert Falkenburg que tem “burg” até nome. E, independente das composições que vão neste maravilhoso lanche que vão desde a maionese, os molhos, complementos como bacon, queijo e de quebra na maioria das vezes ainda leva de acompanhamento a batata frita. Inclusive, há quem diga que tem amigos que se completam exatamente feito o hambúrguer e a batata frita; só temos a agradecer.
Enfim, hoje é um dia especial para celebrar e comer sem culpa. Seja feliz por cada mordida, só por hoje! Pois como já diz esse ditado popular: “há os que comem para viver e os que vivem para comer”. Então, cada cabeça suas escolhas, faça as suas e não se culpe, curta o hoje, o amanhã pode esperar!