As crianças e o encantamento pela Páscoa

A Páscoa é uma data de praxe que acontece todos os anos, entre os meses de março e abril, no domingo logo após a sexta-feira santa. A pergunta que não cala para muitas pessoas é, porque o dia da Páscoa muda todos os anos?

Neste ano de 2022, a Páscoa que segundo a tradição cristã, marca a ressurreição de Jesus Cristo, será comemorada no dia 17 de abril. Em 2021, a Páscoa foi festejada em 04 de abril; em 2020 foi no dia 12 de abril. Já em 2024, a data da comemoração da Páscoa voltará para março, no 31, último dia do mês. Afinal, por que tantas mudanças nesta data?

A resposta está em combinações dos calendários astronômicos com tradições hebraicas, romanas e egípcias. Assim diante desses ajustes, a Páscoa é definida e festejada no primeiro domingo, após a primeira Lua Cheia depois do equinóquio. Isso se dá no mesmo período que o início da Primavera no Hemisfério Norte, ou, o Outono no Hemisfério Sul. Dentro destes parâmetros, é possível afirmar que a Páscoa será sempre festejada entre os dias 22 de março e 25 de abril do ano vigente.

A Páscoa também é uma das datas que simboliza o dia do encontro, a confraternização entre as famílias. Um dia de felicitações e muitooo chocolate!

Em comparação aos últimos dois anos, saudamos o domingo de Páscoa em tempos melhores pelo controle da Pandemia da Covid-19. Assim, as crianças poderão compartilhar de bons momentos cheios de alegria e muita luz envolta das surpresas que o dia proporciona.

Elas ficam encantadas com a variedade dos ovos, a figura do coelho da Páscoa, a imensidade de sabores em chocolate que é possível encontrar nos mercados de doces, sem deixar de falar das artistas em chocolates artesanais.

Uma loucura em chocolates espalhadas pelo mundo. Porém, não há como não deixar de mencionar também os altos custos num momento em que o Brasil passa grande dificuldade econômica causada pelo aumento da Pandemia em todo o país. Vale ressaltar que as famílias estão realmente em fase de retenção de gastos e desvios de altos custos

O mais importante é não deixar de lado a alegria das crianças em celebrar o Cristo ressuscitado, sendo o verdadeiro sentido da comemoração da Páscoa e fazê-los entender e compreender sobre a fé que devemos manter viva na esperança de tempos melhores.

“Cada um deve encontrar o seu porto seguro e quando nossos braços não podem alcançar àqueles que amamos, abraçamo-os em pensamento, em orações.”

“Que o coelhinho entre nas casas das crianças saltitante de tanta alegria, colorindo sorrisos com ovos de chocolate e enchendo os corações de esperança com Jesus Cristo ressuscitado, doando amor em plenitude a todos os seres do universo.”

Peça tudo o que você quiser
Acredite na sua fé
Paz, saúde, vigor, sucesso
Alegria, esperança, amor

Aproveite todas as sensações
Sinta a chuva te molhar
E quando o sol chegar
Deixa esquentar


(Peça Felicidade – Melim)