Os cabelos crespos estão em alta neste verão e, para mantê-los leves e saudáveis, vale a pena seguir algumas dicas de alimentação, cuidados, além de conhecer mais sobre a estrutura frágil desse fio, tirar proveito da naturalidade e esbanjar charme e beleza.
Poucas pessoas sabem a diferença entre os cabelos crespos e os lisos. Os cabelos crespos têm alto grau de encaracolamento, sendo frágil, com uma maior tendência na ruptura do fio possibilitando a queda ou a quebra ao pentear ou lavar. Ao contrário dos cabelos lisos, os lipídios dos cabelos crespos não conseguem atingir as pontas do cabelo facilmente e isso leva ao ressecamento dos fios.
Uma boa dica é equilibrar uma dieta regada de energia e vitamina para os fios. Para isso, é importante escolher alimentos com proteínas leves, vegetais frescos e ingerir muita água no decorrer do dia. Dessa forma, é garantida a vitalidade dos fios que recebem dos vasos sanguíneos o oxigênio e nutrientes para manter o couro cabeludo saudável.
O corte periódico também é indispensável para conservar fios saudáveis, pois remove as pontas ressecadas e contribui para definir o estilo do penteado.
Outros aliados também são importantes como a escolha correta do shampoo, do condicionador, do finalizador e das máscaras hidratantes para cada tipo de cabelo, de acordo com os componentes encontrados nas fórmulas dos produtos.
Uma boa indicação para os cabelos crespos são produtos que contenham lipídeos de origem vegetal, como as manteigas (karité, cupuaçu, manga, ilipê), os óleos (abacate, avelã e germe de trigo), as proteínas hidrolisadas (seda e cereais), as ceramidas, as vitaminas (E e pantenol) e a indispensável queratina, que reforça a estrutura e a composição natural do fio.
Para ter um cabelo bonito, saudável e brilhante inclua alguns itens na sua alimentação diária:
• vegetais com folhas escuras, fígado e gema de ovo, ricos em ferro, que influencia o crescimento dos fios
• gorduras insaturadas, como azeite de oliva, para o bom funcionamento das glândulas sebáceas, que garantem a lubrificação
• vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, carnes, peixes, frutos do mar, leite e vegetais folhosos), pois ajudam a nutrir o couro cabeludo
• vitamina A (encontrada em fígado, gema de ovo, vegetais amarelos ou verde-escuros, melão e pêssego), que fortalece
• vitamina C (obtidas em frutas cítricas, tomate) para melhorar a irrigação sanguínea e estimular o crescimento dos fios
• germe de trigo, uma colher (sopa) por dia é um santo remédio para dar força e brilho aos fios