A pizza é uma paixão mundial em cores e sabores…
E qual é o verdadeiro segredo dessas redondas que nos agarram pelo gosto, paladar e aromas com uma variedade misturada de recheios, que fica difícil escolher qual é a melhor?
No dia 10 de Julho comemora-se o Dia da Pizza. Afinal, quem inventou, de onde veio esta culinária tão peculiar e prazerosa na mesa dos brasileiros?
A origem desta culinária é a Itália, e a data escolhida se deu devido ao grande sucesso de um concurso promovido pelas principais pizzarias em São Paulo. Na disputa entre os sabores Margherita e Mozarela (“Che Figo !”) (“Que legal!”) Então, desde 1985, na época o secretário de turismo, Caio Luiz de Carvalho promoveu o Dia Oficial da Pizza.
Já quem inventou a pizza? Há muitos mistérios e controvérsias, mas há quem diga que a primeira invenção ocorreu há mais de 6 mil anos, quando Hebreus e Egípcios juntaram a farinha e a água formando um tipo de pão sírio.
De lá para cá o cardápio de pizzas aumentou bastante e as categorias que investiram na culinária também. É possível apreciar os sabores em renomadas pizzarias (a rede italiana Eataly, Giro Pizza, Pizza Hut, Patroni Pizzaria, Bráz Trattoria, Graça di Napolli, Speranza, Margherita Pizzeria, Pizzaria Veridiana, entre tantas outras… algumas até por descendências italianas e outras não; apenas por conhecimento e estudo de um dos pratos preferidos
do brasileiro.
Afinal, seja na praia, no campo, nas grandes cidades, nos centros comerciais, nos bairros, nas comunidades… Enfim, sempre há de se encontrar um ambiente para degustar uma pizza.
A pizza faz parte das comemorações em geral, assim como o happy hour com os colegas da empresa, nos botecos com aquele chope gelado, nas reuniões em família, nas festas religiosas…
Numa corrida acirrada de qual será a privilegiada da vez. Quem sofre mais é a platéia (nós) que fica na maior dúvida se torce para a mesma que comeu da última vez ou aposta numa novidade e arrisca tudo. Enfim, num grupo, todos os palpites são bem vindos e na surpresa corremos o risco de nos apaixonar por mais uma, já que não dá para ser fiel e ter apenas uma predileta. De saborosas, deliciosas, prazerosas até irresistíveis que são!!!