Verão e uma bagagem de coisas boas

amor-de-veraoO verão vem acompanhado de dias quentes, muita praia, viagens e curtição. Diante de tantas coisas boas, é importante chegar ao fim da estação com muitas recordações. Para garantir o sucesso da temporada vale a pena seguir algumas leis ou dicas que promovem o bem-estar mental e corporal.

Lei da compensação

– Procure descansar bem a mente e evitar pensar no dia seguinte, pois ele é incerto.
– Se optou por uma comida pesada no almoço, no jantar prefira frutas, iogurte e cereal ou uma salada.
– Se exagerou na comilança, no dia seguinte procure aumentar o consumo de água, frutas e vegetais, reduzindo o consumo de farináceos. Beba água de coco (para desintoxicar), prefira carne branca (peixe ou frango) e consuma vegetais à vontade (alface, aipo, repolho, rúcula e tomate)

Lei do “mexa-se”

– O verão pode ficar melhor com a prática de atividades físicas, pois se queima mais calorias em movimento. Tirar férias não significa se deixar tomar pela preguiça. É um convite para pôr o corpo em ordem.

– Confira a tabela de queima calórica com atividades físicas praticadas durante 1 hora:
• brincar na água: 180 a 250 calorias
• caminhada: 200 a 300 calorias
• bicicleta: 300 a 350 calorias
• frescobol: 400 a 500 calorias
• pingue-pongue: 310 calorias

Lei da hidratação

– No verão o corpo sofre com a alta temperatura, ingere-se muita alta para não desidratar e o nosso organismo absorve e retém líquidos para refrigerar internamente. É importante adotar algumas medidas para aliviar os inchaços no verão:
a) evite comer alimentos muito salgados (embutidos, churrasco, queijos, salgadinhos);
b) beba muita água: estima-se que em condições normais o corpo humano necessita de 30 ml de água por kg de peso, de 2 a 3 litros por dia. Pode ser com limão ou chá gelado, mas sempre nos intervalos e após as refeições. Evite beber mais de 200 ml à refeição, pois temos a tendência de mastigar pouco e comer muito rápido, além de diluir os ácidos da boa digestão.

Lei do equilíbrio

– Procure combinar alimentos muito calóricos com os menos calóricos. Por exemplo: quando comer salgadinhos, coma frutas também. Acompanhe as carnes de churrasco com saladas verdes. Junto com a cerveja, beba água ou até mesmo um refrigerante light.

– Na praia intercale o sorvete com o picolé e a salada de frutas. Intercale frituras com alimentos cozidos ou assados, como camarão à milanesa com milho verde.

Desta forma, com certeza, sua bagagem de verão voltará cheia de boas lembranças.