Pois é, além do Dia dos Namorados, 12 de junho também é o Dia Mundial da Empatia.
E você sabe o que é empatia?
Bora traduzir da maneira real, pelo dicionário: substantivo feminino
“Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende, etc.
Competência emocional para depreender o significado de um objeto, geralmente de um quadro, de uma pintura, etc.”
Enfim, perante aos homens nada mais é do que gerar compreensão, cuidado com o outro, se colocar no lugar e não olhar apenas para o próprio “umbigo”.
No Dia dos Namorados, quando se estimula e divulga o amor, as escolhas de cada um; também é importante preservar o amor próprio, cuidando da sua saúde, prezando pela sua vida, pelo seu bem estar, num momento de incertezas que estamos vivendo, isso também significa poupar a vida e a saúde do outro, isso também é empatia.
Afinal, vale lembrar que “empatia” vai além dos significados morais, mas é um hábito que pode-se aprender, cultivar e espalhar pelo mundo afora. O ditado popular “não faça com os outros, o que não gostaria que fizessem à você”, traduz muito isso.
Empatia é entendimento, é aceitação, é acolhimento, é doar um pouco de si sem pedir nada em troca. É perceber que cada ser é único e tem as suas escolhas. E que as suas escolhas não definem quem você é. Você é aquilo que escolheu ser e ponto. Como diz um outro ditado bastante popularizado nas campanhas publicitárias: “Respeito começa pelo Respeito.” Ou outra, “O seu respeito começa quando você entende que as escolhas do outro não te dizem respeito.”
É muito importante, antes de julgar, cultivar a curiosidade, o aprendizado, o conhecimento, a tolerância, o escutar, o aplaudir, o caminhar junto, pois as pessoas altamente empáticas, compartilham, divulgam experiências, vivências, dificuldades, sonhos, histórias, realizações, legados…
Inspire o caminho da empatia e transfira para o mundo!
Amo este pensamento e compartilho, pois o defino como a real prática diária da empatia:
“Uma verdadeira viagem de descobrimento não é encontrar novas terras, mas ter um olhar novo.”
Marcel Proust