Alguns passeios valem muito mais à pena do que grandes viagens e fazem um bem danado para o bem estar…
Que tal aproveitar o final de semana ou um dia avulso e dar aquela escapada da correria da cidade grande?
Há boas ideias ao alcance de todos para garantir algumas horas de lazer num bate e volta próximo a São Paulo.
Nos dias atuais, seja pela disponibilidade do tempo, pelo fluxo de caixa que anda baixo ou até mesmo como forma de proteção a atual situação que estamos vivendo, numa pandemia que não conseguimos enxergar o fim. Mas, independente das contrariedades, há algumas opções de entretenimento e até mesmo cultura que não gasta muito, um dia de proveito é o suficiente para um bate e volta e dá para curtir e apreciar sem aglomerações e muitas intervenções por conta da Covid-19.
Bora se programar e se divertir um poukito?! Confira:
Holambra
A cidade é um charme só, tipicamente uma pequena origem de Holanda no Brasil. Famosa pelo cultivo de flores e aromas, Holambra fica pouco mais de 130 KM de São Paulo e é palco de inúmeras visitações ao longo do ano para contemplar as suas belezas, já que é considerada a principal exportadora de sementes florísticas no Brasil.
Embu das Artes
Há apenas 25 KM da capital paulista, a cidade também é bastante visitada por diferentes povos e é famosa pela famosa feira de arte e artesanatos, existente desde a década de 1960. Lá é possível saborear diversos tipos de gastronomia, apreciar arte e cultura num dia de muito lazer.
A cidade é um verdadeiro complexo de compras, já que abrange várias lojas de artesanatos, queijos e doces, roupas,… o que atrai muitos turistas aos finais de semana e feriados.
Guararema
Há apenas 80 KM da grande São Paulo, a pacata cidade de Guararema atrai muitos frequentadores aos finais de semana, principalmente ao redor do Recanto do Américo. Um espaço aberto à beira do Rio Paraíba e em volta de muito verde e quiosques que recepcionam os turistas a céu aberto. Nas ruas principais, há uma grande variedade de restaurantes e uma gastronomia bastante focada nos pratos de peixes, já que na região há muitos pesqueiros e Hotéis Fazenda que aderem a prática da pescaria.
Há também o passeio de 7 KM no Trem de Guararema. O circuito do Trem é feito apenas aos finais de semana e feriados nos principais pontos turísticos da cidade.
É uma cidade há 166 KM da capital paulista, sendo divisa de São Paulo com o sul de Minas Gerais. Muito procurada por turistas no clima de inverno, por ter as temperaturas num clima mais ameno, já que se trata de uma cidade serrana. Mesmo no período das altas temperaturas, entre a primavera e o verão, ainda assim, o clima na cidade é baixo pela manhã e ao entardecer, por isso, é válido acrescentar uma vestimenta mais quentinha para o passeio.
Monte Verde possui uma estrutura rústica e uma variedade de passeios locais para quem curte adrenalina, aventura e uma boa gastronomia mineira. Mas, também é bem procurada por casais para curtir uma lua de mel ou momentos apaixonados a dois, pois é considerada uma cidade romântica.
Além disso, o centro da cidade tem vários restaurantes que servem fondues e bons vinhos. E à noite, a cidade se transforma, ganha um ar europeu com muitos visitantes apreciando as diferentes lojas de artesanatos, queijos, doces, vinhos e lembrancinhas, na rua principal.
O “city tour” em Monte Verde é um passeio que dura em média 2 horas e 30 minutos e roda pelos principais pontos turísticos da cidade. Há também o “passeio rural” com duração de 4 horas e 30 minutos, e o “circuito radical” para os simpatizantes da adrenalina. Mas, seja no sossego em volta às montanhas ou na corrida pelas trilhas, Monte Verde oferece divertimento para todos os gostos e estilos.
Campos do Jordão
Uma outra cidade convidativa para o período do inverno, é Campos do Jordão. Há apenas 172 KM de São Paulo, também dá para fazer um bate e volta e curtir um dia em meio as montanhas, degustar da grande variedade de fondues e aproveitar os atrativos na estação mais fria do ano.
Também é considerada uma cidade apaixonante pelos casais, já que possui romantismo e um clima bastante caliente para ficar agarradinhos. Por isso, leve roupas mais quentinhas para uma virada de temperatura que pede um agasalho.
Outra dica é conhecer o Tour Baden Baden, que demonstra aos clientes a história da cerveja e leva conhecimentos aos apreciadores da bebida.
Além de um passeio no bondinho turístico, que leva em média 30 minutos e demonstra as belezas naturais e construtivas de Campos do Jordão.
São Roque
Essa cidade é realmente uma ótima opção de bate e volta, já que são apenas 70 KM da capital paulista. Famosa por produzir e transportar bons vinhos, também é bastante procurada na estação do inverno.
É imprescindível conhecer a Rota do Vinho de São Roque. O percurso por 3 estradas te leva a mais de 31 estabelecimentos comerciais de vinho, entre bons restaurantes, vinícolas e os locais de produções artesanais.
Além da boa gastronomia, as crianças podem curtir o Ski Montain Park, tendo como algumas das atrações tirolesa, teleférico, tobogã, arco e flecha, arvorismo (infantil e adulto), paintball, patinação, torre de escalada, passeios a cavalo, torre de alpinismo, pistas de esqui, playground com monitores, etc…
E também não deixar de visitar a Fazenda Angolana que agrega o zoo, a aldeia dos coelhos, passeio de pônei, tirolesa, aldeia tupi guarani, pedalinho, playground, trilha ecológica, restaurante para uma típica refeição da fazenda e a cafeteria para o lanche da tarde.
Paranapiacaba
A Vila de Paranapiacaba também conhecida por “Vila Inglesa”, fica a apenas 44 KM da cidade grande e o melhor acesso é de trem da CPTM. Bastante procurada para visitação aos domingos, com saídas pelo Expresso Turístico da CPTM da estação da Luz.
Alçada em meio ao topo da Serra do Mar, a cidade tem um toque britânico e ares de tranquilidade, envolta a muitas belezas naturais. Além de alguns pontos turísticos, restaurantes, bares e trilhas aos apreciadores de aventuras.
Espero que tenha gostado e selecionado alguma das dicas para se aventurar, espairecer e curtir um dia de lazer. Afinal, alegria e diversão podem se unir nos momentos mais simples da vida.