Você é o que você come? Muitos especialistas em estética e saúde afirmam que sim. O ditado popular, geralmente quando falado, está ligado a questões de saúde, expressa uma verdade indiscutível e atinge também outros fatores, como humor, auto estima e beleza.
Vale a pena conferir algumas dicas alimentares que podem ser aplicadas no seu dia-a-dia; afinal, uma mudança simples no hábito alimentar pode significar muito para a sua beleza. Confira:
Cabelos
Para ter cabelos bonitos e evitar a queda e o enfraquecimento dos fios, é necessário ter uma alimentação balanceada e focada em vitaminas e minerais.
Vitaminas “A, B e zinco” são fundamentais. Dê preferência a alimentos integrais como aveia, centeio, cevada, arroz integral, soja, leite, frutas e legumes.
É importante saber que o radicalismo nas dietas, comprometendo a quantidade de proteínas e vitaminas, dificulta o crescimento dos fios e acentua a perda do brilho dos cabelos.
Pele
Para ter uma pele macia, bonita e com um brilho natural, é necessário adotar uma alimentação rica em fibras, pois elas auxiliam no funcionamento intestinal e contribuem para a eliminação de toxinas pelo organismo.
Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados, pois contribuem com a oleosidade da pele e o surgimento de acnes.
Os alimentos ricos em vitamina “A, C, vitaminas do complexo B e zinco” são fundamentais para a saúde das células da pele. A vitamina “A” pode ser encontrada em vegetais de cor alaranjada ou em vegetais de folha verde-escura como cenoura, batata doce, caqui, brócolis, espinafre, rúcula e agrião.
Já a vitamina “C”, age em cicatrizações e protege a pele de ação de raios ultravioleta. Outra característica da vitamina “C” é a sua ação antioxidante. Pode ser encontrada em frutas cítricas como laranja, acerola, morango, goiaba, abacaxi e tangerina.
Vitaminas do complexo “B” são responsáveis pela regulagem na produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O uso da vitamina proporciona uma pele mais sequinha, sem excesso de oleosidade. Podem ser encontradas em grãos integrais, carnes magras, leite e derivados.
O “zinco” aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, renovando as células. Essas vitaminas podem ser encontras em peixes, frutos do mar, aves e leite.
Unhas
Se o objetivo é ter unhas saudáveis, fortes e lisas, procure consumir alimentos ricos em proteínas, especialmente carne vermelha, aves e peixes.
Opte por carnes magras, mas não deixe também de comer alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo, iogurte, frutas, verduras, leguminosas e cereais integrais.
Flacidez
Primeiramente, para acabar com a flacidez é necessário estar com o peso adequado, pois a gordura em excesso é armazenada como tecido adiposo em diferentes partes do corpo.
A solução para este problema está em manter o peso ideal, priorizar alimentos naturais e evitar os enlatados, além da ingestão de muita água e pouca gordura e açúcar.
Fazer exercícios também é fundamental para o enrijecimento dos músculos.
Não é preciso muito dinheiro para atingir o bem-estar, mas força de vontade e disciplina são fatores fundamentais para a conquista de um corpo e mente saudáveis e equilibrados.
Adquira um estilo de vida saudável, alimente-se de forma balanceada e pratique exercícios regularmente: os resultados virão naturalmente.
Além de ficar mais bonita, sua saúde agradece.
Não há cirurgia plástica para beleza interior, mas existem formas de melhorar o exterior. Basta vestir-se de determinação, praticar exercícios, cuidar da pele e do corpo, colocar a auto estima no pódio e brilhar na frente do espelho!