Professores por profissão, por admiração, por motivação, pelo ensino da nação!
Qual a importância do professor na sua vida? A resposta é simples e direta. Além de instruir, o professor é o profissional que colaborou e tornou possível várias das nossas conquistas, durante os anos da nossa existência.
A história: O dia dos Professores existe desde 1933, quando a Associação dos Professores Católicos do Distrito Federal (APC-DF) comemorou por conta própria o Dia do Primeiro Mestre. A iniciativa dentro de um contexto católico acabou dando origem ao Dia do Professor. A data de 15 de outubro escolhida em referência à primeira lei sobre o ensino primário, que ocorreu em 1827. Nessa época foram criadas as escolas de primeiras letras (hoje ensino fundamental).
Esse decreto, assinado pelo Imperador Pedro I, foi marcado pela aliança entre Estado e Igreja, e estabeleceu que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
Quando tomamos consciência de que alguém venceu, logo pensamos no estado de sorte. No entanto, se olharmos com a devida atenção, veremos que ali houve em alta escala a determinação, método, perseverança, ação contínua e vontade forte; transformando ideias criativas em ganhos reais.
Não há de se falar em mais ou menos, mas há como argumentar, admirar e valorizar com legitimidade todos os professores que vestem os seus jalecos e assumem o compromisso de formar todos os futuros profissionais do mundo.
Afinal, os professores são presentes em várias fases das nossas vidas: na pré-escola, no ensino fundamental, no ensino médio, no ensino superior, mestrado, doutorado, cursos profissionalizantes e tecnológicos, atividades extra curriculares, melhoramentos físicos, sociais, emocionais, ufa…
É uma grande e larga parceria de convívio ao longo dos anos; um elo, uma ligação de carinho, conforto e atenção, entre nós e eles, os professores.
Feliz Dia dos Professores, o profissional que forma todos os demais profissionais do mundo e à ele próprio!