25 de setembro: Dia do Rádio

As emissoras de rádios brasileiras hoje estão em festa, pois em 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Rádio. A data foi marcada desde 7 de setembro de 1922, em homenagem ao nascimento de Roquete Pinto, considerado o “Pai da Rádio Brasileiro”.

Nesta data (7 de setembro), no Brasil, diretamente do Concordado, no Rio de Janeiro, ocorreu a primeira transmissão radiofônica em comemoração ao centenário da independência brasileira. No ato, o então presidente Epitácio Pessoa discursou, e houve a primeira veiculação de músicas em rede nacional.

O rádio é um dos mais antigos e mais acessíveis meios de comunicação do brasileiro. Nunca saiu do gosto popular, seja no carro, em casa, no trabalho, em passeios, viagens, sempre há um rádio presente embalando cada momento. Em termos gerais, o rádio é considerado o melhor amigo do homem! Um amigo de muitas e longas horas!

Desde que o rádio foi criado com o propósito de informar, bem como servir de entretenimento, com as músicas e suas radionovelas, foi um importante instrumento de comunicação utilizado, inclusive durante os períodos de guerra. E até os dias atuais, porém com muitas atualizações, variedades de estações para todos os gostos e estilos, o rádio continua com um impasse fundamental na rotina das pessoas.

Se vale uma dica, uma rádio para chamar de nossa: Rádio Nova Brasil FM (89,7), em São Paulo. 100% música brasileira! Música Boa o Tempo Todo! Em 2020, a Nova Brasil completou 20 anos de existência, nos embalando com o melhor da música popular brasileira (MPB), que nos fazem valorizar e acreditar na nossa cultura, raça, etnia, enfim a multiplicidade de pessoas que compõem a sociedade brasileira.

Frases sobre este veículo imortal e insubstituível:

“Adoro veicular a poesia através da música, fazer a poesia tocar no rádio.”
(Adriana Calcanhotto)

“Uma lembrança forte é minha mãe ouvindo rádio, cantando e me ensinando a amar a música brasileira.”
(Caetano Veloso)