A câmera é o melhor instrumento nas mãos daqueles que dão vazão a registrar tudo que os rodeiam
A fotografia é uma arte e designa certo fascínio nas pessoas, sejam nos anônimos, apenas por um registro ou pelos profissionais, especialistas na área. Independente disso, ambos não perdem um foco que lhe garantirá grandes imagens. Enfim, no dia 19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. A data foi escolhida desde 1839, em virtude da apresentação pública do Daguerreotipo na Academia de Ciências da França, em Paris.
Há algumas dúvidas em relação a esta data em função de no Dia 8 de Janeiro ser celebrado o Dia Nacional do Fotógrafo. Esta sim, sendo apenas uma data comemorada nacionalmente, e em 19 de agosto, sendo mundialmente o Dia da Fotografia.
Diante de tantas informações e datas para comemorar, não há como negar que o encantamento diante dessa arte é quase que generalizado pelas pessoas, e essa atração começa desde cedo, até mesmo nas crianças. Isso porque em se tratando do avanço da tecnologia, nos tempos atuais, todos, sem restrição, fotografam na intenção de registrar, publicar, divulgar. Todas as pessoas estão sempre em busca do melhor ângulo, das melhores poses, gestos, paisagens, e o que falar das cores!? As cores representam toda a magia numa fotografia, seja ela colorida, preto e branco ou sombreada.
O que se pode dizer de um belo registro do nascer ou pôr do sol, um arco-íris, uma chuva intensa com granizos, uma bela paisagem, uma vasta área verde, uma lua cheia envolta de uma linda noite estrelada. Ah, a natureza, quantos registros nos impõe pela lógica de divulgar tamanha realeza.
Além disso, a fotografia dita tendências em moda, seja vestimentas ou sapatos, cabelos ou unhas, etc e tal. E também, é capaz de eternizar bons e ruins momentos. Como exemplo posso citar: os registros do casamento, do nascimento, dos aniversários, das amizades ou dos amores, dos inesquecíveis passeios ou viagens, enfim… são tantos e tantos momentos que não se cabe só nas lembranças. A fotografia é a arte de eternizar!
Não há como deixar de mencionar as mudanças que a fotografia já passou ao longo dos anos. É fantástico e avassalador os avanços na arte de fotografar. Antigamente, o fotógrafo tirava fotos com uma máquina lambe-lambe, aquelas que ficavam sobre um tripé, e a frase típica da época que entoava era “olha o passarinho!”
De lá para cá, as máquinas foram se modernizando por meio dos avanços tecnológicos, dentre algumas que fazem parte dessa história posso citar: * Kodak nº 1: primeira câmera a utilizar filme de rolo; * Polaroid Model 95: primeira câmera instantânea com filme; * Kapsa “Pinta Vermelha”: primeira câmera de fabricação brasileira; * Polaroid SX-70: primeira SLR a utilizar filme instantâneo; * Konica C35 AF: primeira câmera fotográfica antiga compacta com autofoco; * Sony Mavica: a primeira câmera eletrônica da história; * em 1983 – Canon T50: a primeira câmera SLR automática; * em 1991 – Kodak DCS 100: a primeira câmera SLR digital, que pendura até os dias atuais, claro que desde o inicio já passou por grandes transformações e atualmente disputa acirradamente com os aparelhos celulares, que também em questão de avanços se inovam a cada dia em se tratando das câmeras fotográficas.
Há àqueles que questionam se Fotógrafo é uma profissão? A resposta é “SIM”, atualmente há cursos de formação na área tanto Tecnológicos como Bacharelados, que aliam arte, estética, técnicas de registro e tratamento de imagens. O Bacharelado tem duração de 4 anos, enquanto que o tecnológico tem 2 anos.
Além disso, algumas outras áreas têm em sua grade de disciplinas dos cursos superiores, a Fotografia, como: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design de Interiores, Design Gráfico, Comunicação Social, enfim… A fotografia faz parte da rotina de milhares de pessoas, seja como amador ou especialista.
Para quem tem interesse em ver a história das máquinas mais de perto, visite os Museus da Fotografia:
* Museu da Imigração do Estado de Paulo
* Canon Câmera Museum – Museu Digital
* Museu Fotográfico Simik – Buenos Aires