Tratamentos Estéticos durante a gestação

mamaeA gestação é uma fase na qual ocorrem muitas mudanças na vida da mulher, tanto do ponto de vista emocional como estético. Em relação a forma física, ela apresenta modificações visíveis: os seios crescem, o abdome pode sofrer com o acúmulo de gordura, os hormônios alteram o cabelo e a pele, existe o risco de aparecerem estrias. Por isso, o cuidado com o corpo durante a gestação é fundamental, pois influencia no bem estar da futura mamãe e contribui para uma rápida recuperação pós-parto.

“A gravidez é um tempo de transformações psicológicas, hormonais e estéticas. Torna-se necessário manter os cuidados com o corpo e adequá-los a essa fase, sempre com acompanhamento e aprovação do ginecologista”, destaca a médica dermatologista Dra. Marcella Delcourt, sócia-diretora da Melo Delcourt Clínica de Dermatologia, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e colaboradora do grupo de Alergia e Fototerapia da Santa Casa de São Paulo.

Para saber quais as principais transformações que ocorrem neste período e os cuidados que a mulher deve ter com seu corpo, entrevistamos a Dra. Marcella Delcourt que fala sobre os tratamentos estéticos – facial e corporal – que podem ser realizados durante a gravidez.

Rosto

1) Durante a gestação a pele passa por algumas mudanças. Quais as principais alterações que ela sofre nesse período?
O melasma (mancha gravídica)  pode ocorrer na maioria das grávidas, principalmente as de pele mais morena, provavelmente devido à elevação de alguns hormônios. Os cabelos tendem a crescer mais rápido e pode ocorrer um aumento de pelos temporário no rosto.

Em relação a acne, o comportamento é imprevisível. Tanto pode ocorrer uma melhora da acne, como ela pode aparecer pela primeira vez durante a gestação.  É normal o aumento de pintas pré-existentes e o aparecimento de novas, principalmente as vermelhinhas (nevus rubi).

2) Aplicação de toxina botulinica e  ácido hialurônico estão liberados durante a gestação?
Não aconselho a aplicação da toxina botulínica durante a gestação e durante a amamentação, pois é uma substância estranha ao organismo e não há trabalhos científicos que comprovem que realmente não ocasionam riscos ao bebê. Também não costumo aconselhar os preenchimentos nesse mesmo período, pois é uma fase na qual a anatomia da mulher está comprometida pelas alterações hormonais, com um certo grau de edema (inchaço) facial, que pode comprometer no resultado final.

3) Há algum tratamento estético ou cosmético para evitar o aparecimento de manchas no rosto durante a gestação?
O melasma ocasionado pela gravidez pode ser evitado, ou amenizado, com o uso de bloqueadores solares desde o início da gravidez com alto fator de proteção UVB/UVA (proteção química) e o uso de base (proteção física) após. Sempre indico o uso diário de cremes despigmentantes específicos para gestantes sem hidroquinona ou ácido retinóico na fórmula.

4) Nesta fase, qual o tratamento estético facial mais indicado para a gestante? Quais os ativos mais indicados para o rosto?
O Peeling de Cristais ou de Diamante é muito indicado nessa fase, pois faz a remoção de células mortas e estimula o colágeno, além de deixar a pele mais receptiva para a ação dos cremes com ativos hidratantes e clareadores suaves.

Corpo

5) Para evitar o aparecimento de estrias, quais os cuidados diários com a pele? O óleo ajuda ou é um mito?
Para evitar as temidas estrias o cuidado principal é a hidratação intensa da pele, que se inicia com a ingestão adequada de líquidos. No banho, é indicado o uso de um sabonete glicerinado e a aplicação de um óleo de banho concentrado, antes do último enxague. O hidratante corporal deve ser aplicado 2 vezes ao dia, principalmente nas regiões do abdome, lombar, nádegas, quadris, coxas e seios, sem passar na região dos mamilos.

6) Se a mulher tem estrias durante a gestação, quanto tempo após o parto pode ter início um tratamento estético?
A gestante deve iniciar o tratamento com o  peeling de cristais (microdermoabrasão) assim que notar o primeiro sinal de estrias, mesmo durante a gravidez, pois é um procedimento simples e sem riscos para o bebê.  Logo após o parto, o laser e a radiofrequencia já são liberados. Por outro lado, as substâncias injetáveis são indicadas só após o fim da amamentação.

7) Tratamentos com laser são permitidos na gestação (corpo e rosto)?
Após o primeiro trimestre, o tratamento com laser no rosto, braços e pernas é permitido. Mas cada ginecologista tem uma opinião e alguns são mais conservadores, e essa opinião deve ser respeitada pela paciente. Então, antes de iniciar algum procedimento como este, a mulher deve consultar o ginecologista que irá orientá-la e acompanhar o tratamento que será feito por um dermatologista.

8) A partir de qual mês está liberada a drenagem linfática?
A partir do primeiro trimestre. A drenagem linfática é uma massagem suave que ajuda a reduzir a retenção de líquido e diminuir os inchaços comuns da gravidez,além de prevenir e tratar as complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, assim como de outros problemas relacionados às alterações hormonais, como enxaqueca, insônia, constipação e fadiga,além de proporcionar relaxamento à gestante.

9) Quais os cosméticos mais indicados para a hidratação corporal? Que tipo de ativos eles devem conter?
A gestante deve ter em seu arsenal de beleza corporal os seguintes cosméticos: um sabonete para banho a base de glicerina, um óleo de banho a base de óleo de amêndoas, óleo de rosa mosqueta e vitamina E, um bom hidratante glicerinado com ureia e ativos umectantes e um creme para sustentação e hidratação do busto.

Marcella Delcourt (CRM-SP 98107) – Graduada em Medicina pela Santa Casa de São Paulo, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, Membro da Sociedade Francesa de Dermatologia, Médica colaboradora do Grupo de Alergia e Fototerapia do Departamento de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo. É sócia-diretora da Melo Delcourt Clínica de Dermatologia.

Fonte: Prestige Assessoria de Comunicação e Marketing