Quando estamos acordados podemos fazer um montão de coisas legais como assistir TV, ficar no computador, jogar
videogames, ler um livro ou até mesmo um gibi, trocar figurinhas jogando conversa fora com os amigos, se exercitar, passear, ir à sorveteria, comer uma pizza, beber um bom vinho… Ufa!
Geralmente é preciso se ocupar com essas coisas para no final do dia ter um sono trânquilo e relaxante. Mas alguém já explicou a você por que precisamos dormir?
Segundo especialistas do sono, a noite é recomendada para o descanso, o relaxamento do físico e do mental. A restauração desses é importantíssimo para recuperarmos a energia gasta durante o dia. É como um carregador de baterias que garante um novo estágio de funcionamento normal.
Com o relaxamento o corpo produz substâncias necessárias para o aprendizado, ou seja, para a memória. Isto faz com que o rendimento diário tenha uma melhor elevação tanto nas coisas novas como no processo de memorização de rotinas necessárias.
Uma noite de sono mal dormida causa sonolência diurna e cai bastante o aproveitamento. Nas crianças e adolescentes pode ser prejudicial na escola, já que sentem dificuldade em concentrar-se. Estas categorias devem ter uma noite de sono de pelo menos nove horas por noite. Já para os adultos, o recomendável é de sete a oito horas, porém há aqueles que só precisam de seis horas de sono para sentirem-se novos e recarregados.
Ainda segundo os especialistas, o cresimento das crianças é liberado quando elas estão dormindo. Isso significa que a criança que dorme pouco pode ter uma diminuição no ganho de peso e altura, pois acaba gastando mais energia do que deveria.
Algumas dicas para garantir uma boa noite de sono:
– reduzir as atividades pelo menos duas horas antes de se preparar para dormir;
– tente manter um horário fixo para se deitar todos os dias;
– procure relaxar para dormir num ambiente com pouca luz;
– não tornar um hábito o uso do computador, videogame e até mesmo a televisão até tarde da noite;
– fazer exercícios diários é bom e faz bem à saúde, mas é importante não ultrapassar de 20 a 30 minutos por dia;
– evite beber estimuladores à noite: café, refrigerante e chocolate são alguns exemplos;
– evite tomar bebidas alcólicas antes de dormir;
– tente criar um ritual do sono: ouvir uma música trânquila, tomar uma ducha ou ler um pouco antes de dormir. Isso pode relaxar bem a mente e conduzir a uma melhor noite de sono.