Baía de Todos os Santos tem cenários estonteantes e pouco conhecidos por turistas; entre eles, destaca-se a paradisíaca Ilha dos Frades.
De riqueza cultural e força histórica incontestáveis, a cidade de Salvador, na Bahia, é um dos destinos turísticos mais bonitos do mundo. A capital, tão bem representada na literatura, na música e no imaginário brasileiro, ainda esconde paraísos praticamente intocados e é capaz de surpreender até mesmo aos mais fiéis admiradores.
É lá que está situada a Baía de Todos os Santos – a segunda maior baía do mundo e a primeira do Brasil – que, com suas águas calmas e profundas, abriga mais de 56 ilhas e séculos de história. Entre elas Itaparica – a maior e mais populosa, Maré, Madre de Deus, Bom Jesus dos Passos e a paradisíaca Ilha dos Frades.
Realizada por meio de uma parceria entre a Fundação Baía Viva e os proprietários da Fazenda Loreto, a restauração incluiu também um velho casarão que no passado servia como sede da fazenda e hoje se transformou no Centro de Memória da Ilha dos Frades – visita obrigatória para qualquer interessado em conhecer melhor a origem, a fauna, a flora, a formação geográfica, os costumes e as manifestações populares da ilha.
Outro importante patrimônio histórico recuperado é a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, no extremo sul da Ilha dos Frades. Construída pelos portugueses no alto do cume da Ponta de Nossa Senhora, a igrejinha de beleza encantadora encontrava-se abandonada e foi totalmente restaurada no ano de 2007. O projeto incluiu também a reconstrução de toda a escadaria que dá acesso à igreja e a instalação de um mirante, de onde se descortina uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos.
A praia da Ponta de Nossa Senhora é uma das mais belas da Ilha, e na comunidade local a Fundação Baía Viva realiza uma ação de requalificação do equipamento praia no, substituindo as precárias instalações das barracas existentes por construções simples e harmoniosas com o meio ambiente.
A Ilha conta hoje com cerca de seis pousadas e mais de dez restaurantes. Entre os restaurantes, destacam-se o Restaurante da Preta, da chef Angeluci Figueiredo, com culinária baiana da melhor qualidade; a La Taperia voltada para a cozinha de brasa será inaugurado em novembro e fica na Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe; o Restaurante Bottino, com uma primorosa cozinha italiana do chef Claudio Bottino, deve funcionar na Ilha sazonalmente em períodos de alta temporada e tem previsão de inauguração no início de 2022.
Já as Pousadas temos: Pretoca Pousada – com conceito diferenciado bem ao estilo da Ilha, a Eco Pousada Recanto da Lu que reuniu arquitetos e designers para assinar os projetos dos 11 gazebos de madeira que compõe a pousada.
Assim como Salvador, a Ilha dos Frades pode ser visitada em qualquer época do ano por quem procura sol, calor e praias de águas cristalinas. De abril a agosto, as chuvas são um pouco mais frequentes, mas nada que comprometa a viagem.
A Fundação Baía Viva é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1999 por empresários baianos com o objetivo de recuperar e valorizar um dos maiores e mais representativos cartões postais da história da Bahia e do Brasil. Mais informações: www.fundacaobaiaviva.org.br
Fonte: Casa Coletivo de Comunicação