Em 10 de outubro, comemora-se o Dia da Saúde Mental e para entender melhor sobre o assunto e desvendar os mistérios da psicologia humana, a psicóloga, psicanalista, psicoterapeuta e física, Beatriz Breves, que dedicou 35 anos de sua carreira ao estudo dos sentimentos – por meio da Ciência do Sentir, apresenta o livro “Entre o mistério e a ignorância – O Desvendar da Psique Humana”, onde reúne estudos teóricos e práticos sobre a Ciência do Sentir desenvolvidos por mais de três décadas.
Nestes 35 anos em que desenvolveu a teoria da Ciência do Sentir, a carioca foi além da pesquisa e levou a experimentação científica para o campo da música, das artes plásticas e da poesia. Agora, ela reúne tudo em um novo livro, aprofundando as abordagens de outros oito títulos publicados.
Entre o mistério e a ignorância – O Desvendar da Psique Humana é uma obra que transcende a psicologia e a psicanálise e passa, além da arte, também pela biologia e física. Esta última, inclusive, é a segunda formação da autora, que buscou ampliar o conhecimento sobre o ser humano a partir de uma outra perspectiva – os conceitos físicos.
No primeiro recorte do livro, “Mistério”, é conclusivo de que o ser humano somente pode se perceber simbolicamente nas três dimensões do espaço – altura, largura e profundidade, enquanto no campo do sentir é possível ir além.
Tudo o que senti naquele lugar é algo impossível de representar. Quantas dimensões precisei perder, para, primeiramente, realizar em minha mente, in loco, a imagem em três e, depois, na fotografia, em duas, se considerar de que hoje se aceita o universo como possuidor de dez dimensões de espaço e uma de tempo? (Entre o mistério e a ignorância, p. 20).
A contemplação da vida e a desconstrução de um possível saber foram as bases para a teorização da Ciência do Sentir. Somado às viagens, Beatriz Breves se submeteu como paciente à psicanálise por longos 32 anos. Para ela, foi esta sua grande escola, maior até que o estudo teórico e a prática clínica. E para socializar e enriquecer seu trabalho, fundou a Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS), em 2010. O grupo que se encontrava semanalmente, em Copacabana, atualmente mantém encontros virtuais para falar de sentimentos.
Ficha Técnica:
Título: Entre o mistério e a ignorância – O Desvendar da Psique Humana
Autora: Beatriz Breves
Páginas: 160 páginas
Formato: 15 x 23 cm
Fonte: LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO