Vamos fazer uma parada em algumas das estações mais bonitas da República Tcheca, assim ajudará você a querer traçar sua próxima rota de viagem através delas.
Estação de trem de Lednice
Construída no final do século XIX, atualmente só circulam trens históricos a vapor. Embora circulem apenas no verão, ainda vale a pena visitar esta estação para admirar sua belíssima fachada revestida de cerâmica.
Estação de Nemilkov, que mais parece uma residência.
A bela fachada de tijolos vermelhos é adornada com lajotas decorativas brancas que circundam as janelas, em cujos peitoris surgem flores. E tem sido assim desde a sua origem, em 1888, quando se decidiu ligar a Boêmia Ocidental à Eslováquia.
Estação Rynoltice, a mais charmosa
Se não fosse pela placa azul com o nome impresso em branco, poucos identificariam a Rynoltice como uma estação ferroviária. É tão charmosa, com seu telhado de duas águas, fachada de tijolos vermelhos com elementos de madeira, janelas brancas e flores por toda parte, que dá vontade de ficar e morar nela.
Estação ferroviária em Nižbor
A maior peculiaridade desta estação do século 19, na aldeia de Nižbor é que quase poderia ser considerada um centro temático ferroviário, pois não só se pode admirar o terminal com seu telhado de duas águas e fachadas amarelas, mas também parte dos edifícios anexos foram adaptados para outros usos, respeitando sua marca.
Estação Central de Praga
A principal estação ferroviária de Praga é monumental e está de acordo com a do resto da cidade. Desde a sua criação, em 1869, não só mudaram os viajantes neste terminal, mas também o seu nome (Francisco José da Áustria, Wilson etc.) e o seu estilo arquitetônico. Hoje é o maior monumento Art Nouveau da capital e isso deve-se ao arquiteto Josef Fanta, que cuidou muito de sua aparência externa e interna. Na verdade, o Fanta Café, com sua bela cúpula modernista, é uma visita altamente recomendada em qualquer viagem a Praga. Mais de cem mil pessoas passam diariamente por esta estação, com sua estética primorosa e grande funcionalidade.
Estação ferroviária de Pilsen
Sendo um bom exemplo de superação – e da beleza da Art Nouveau – cuja história começa em 1862, quando foi inaugurada a linha Pilsen-Praga. O edifício principal foi cofinanciado – e executado – pelo arquiteto tcheco Rudolf Štech, a quem dizem ter sido as dívidas deste projeto que o levaram ao suicídio em 1908. Uma das peculiaridades desta estação é que ela possui uma localização ‘insular’, ou seja, em aterros entre os trilhos. O prédio foi bombardeado por aviões americanos na Segunda Guerra Mundial, mas não foi demolido mas, sim, restaurado e declarado Monumento Cultural Nacional.
Estação Litoměřice, renascida como o café
A antiga estação de Litoměřice foi convertida no charmoso Café Vapor graças ao esforço dos proprietários, que a adquiriram e cuidaram de todos os detalhes para oferecer um espaço de estilo funcionalista e de inspiração ferroviária, é claro. Além de suas mesas, bancos etc. reciclados, eles também compraram uma pequena locomotiva de 1897 que colocaram na frente da estação.
Fonte: mar Pressto