Inédita no Brasil, a exposição “A Outra Realidade” recebe público para conferir a mostra no Farol Santander SP, no período 17 de setembro 2021 a 16 de janeiro 2022.
Em sua quinta exposição no ano, sendo a primeira no Brasil, sob curadoria de Marcello Dantas, produção da Magnetoscópio e colaboração da produtora Acute Art, a mostra coletiva reúne obras em realidade virtual desenvolvidas por proeminentes artistas contemporâneos dentro e fora do País:
*Laurie Anderson exibe pela primeira vez no Brasil obra que já foi apresentada no Festival de Cannes, em 2019;
*Antony Gormley, que já teve exposição no Brasil com recorde de visitação, expõe obra com dados coletados pela NASA em sua composição;
*Olafur Eliasson apresenta obra que dialoga com a relação entre os seres humanos e a natureza, temática explorada por esse que é um dos principais artistas da atualidade;
*A dupla brasileira Motta & Lima fará uma montagem inédita da obra Memória Coletiva, adaptada para o Farol Santander São Paulo.
A exposição demonstra o potencial criativo destes artistas em retratar obras da realidade virtual. Já que tem se revelado nos últimos anos uma tecnologia promissora em diferentes áreas do conhecimento e conquista cada vez mais espaço como um novo meio artístico. A capacidade de criar mundos completamente novos, livres de formas e narrativas convencionais, permite que o público mergulhe nos universos criados sem limitações.
“Trazemos ao público a exposição A Outra Realidade, com obras que desafiam o espaço físico e nossa percepção sensorial, e produzem experiências que sobrepõem realidade cotidiana e plano virtual. A nosso ver, vivenciar essas e outras realidades pode ampliar nosso conhecimento e promover o estreitamento de relações com diferentes culturas.”; afirma Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.
“A Outra Realidade” nos convida a descobrir outras possibilidades e perspectivas, e a nos perguntar quais outras realidades gostaríamos de imaginar e que outro mundo queremos construir.
“Esta exposição parte da investigação dessa prática recente e como, do ponto de vista artístico, estamos criando uma realidade paralela. Trata-se de um meio que desafia nossa percepção e geralmente sobrecarrega a nossa capacidade cognitiva. Pode-se argumentar que as novas gerações, acostumadas ao ambiente digital e inovações tecnológicas, podem não estar sujeitas à sobrecarga sensorial da realidade virtual. Qual seria, então, o meio de arte para os mais jovens? O que fará com que eles tenham seu momento de revelação, de descoberta e decifração? A resposta emocional é, de longe, a manifestação mais importante da arte; a realidade virtual é um meio sem o objeto, mas repleto de respostas emocionais. Aquilo que não é, mas se percebe ser.“; afirma Marcello Dantas, curador da exposição.
Sobre o Farol Santander SP
Considerado parte do eixo de exposições de arte imersiva, o Farol Santander SP, é um centro de empreendedorismo, cultura, lazer e gastronomia. Oferecerá ao público interessado em conferir a mostra, todas as garantias para atender as recomendações das autoridades em relação aos protocolos sanitários. O ambiente contará com marcação para distanciamento de até 1,5m, álcool em gel, uso obrigatório de máscaras e, permanente e total higienização dos óculos de realidade virtual, a cada visitante que o utilizar.
Serviço:
A Outra Realidade – Farol Santander São Paulo – no 24º andar
Data: de 17/09/2021 a 16/01/2022
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h**
** Horários sujeitos à alteração de acordo com possíveis novas determinações das autoridades públicas. Consulte o site.
Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.
Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/66583/d/101875
Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.
Classificação: Livre
Fonte: MARRA COMUNICAÇÃO