7 de junho: Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

Hoje é o dia Nacional da Liberdade de Imprensa. E o que significa isto?

Durante o período da ditadura militar, os meios de comunicação no Brasil tiveram grande censura. Diante disso, muitos jornalistas, repórteres, fotógrafos, editores foram presos, torturados, mortos. Não que isso não aconteça na atualidade, mas a “Liberdade de Imprensa” avançou e ganhou força diante das estatais, se tornando fator primordial como aliado a população, em respeito aos seus direitos e deveres como cidadão – cidadã na sociedade.

A liberdade de expressão e a informação são pontos primordiais para o desenvolvimento de um povo. E as empresas de comunicação devem preocupar-se com a integridade dos profissionais de comunicação, já que independente da censura estão expostos a situações de riscos de pequena ou grande escala.

Sendo um xingamento, um simples empurrão, até a atos mais violentos, como tortura, massacre, morte. Um bom exemplo são os profissionais que atuam como correspondentes das guerras, ataques, enfim. Expõem, arriscam as suas próprias vidas em busca da informação.

É preciso ouvir, proteger e afiançar a liberdade de imprensa. Os meios de comunicação devem investir na segurança, na prioridade de bons equipamentos e garantir a integridade dos mesmos, na apuração das informações.

Afinal, nunca haverá uma borracha para apagar o passado, mas sempre haverá um lápis para escrever o futuro!