Salve 7 de janeiro e festeje o Dia do Leitor!

A data foi escolhida como referência a fundação de um jornal cearense

No dia 7 de janeiro comemora-se o Dia do Leitor. Para àqueles que são adeptos a boa e tradicional leitura, é somente mais um dia de graças à este ato que contribui em cultura, conhecimento, linguagem e aprendizado. Já para os que não são assíduos a ler, fica o convite para ampliar ainda mais a comunidade dos leitores, sendo um assunto atrativo para diversas reuniões entre amigos ou até mesmo estreitar espaços para novas amizades, e talvez, novos relacionamentos.


O Dia do Leitor é comemorado no Brasil anualmente numa homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo” criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. Dentista, funcionário dos Correios e telégrafos, intelectual, deputado federal e jornalista combativo, ele ainda fundou, em 1929, a revista literária “Maracajá”.


De lá para cá, a literatura ganhou em nomes e espaço, e independente de muitos ainda não serem simpatizantes, é possível afirmar, que o ato de ler desenvolve a imaginação, a criatividade, estimula o funcionamento da memória e contribui no conhecimento do mundo e das ideias.


A leitura propõe algo tão fascinante que além de servir de dicas para novas aquisições, é uma ótima pedida para presentear. Quando se conhece o estilo ou os gostos de uma pessoa mais próxima, não tem como errar. É algo surpreendente e de muito acerto dar um bom livro.

Sendo assim, façamos votos que em 2023, muitas pessoas abracem um livro para chamar de seu e faça valer esta prática tão antiga, porém cheia de melhoramentos e recheada de novos autores, novas histórias e inúmeros desfechos pra lá de interessantes.



Ler um livro significa se transportar para dentro daquelas páginas. É se emocionar e chorar, é torcer e sorrir, é se encantar e querer viver tudo aquilo que acontece ali. Enfim, a leitura nos proporciona algo imprevisível, por isso é mágico!

O livro é uma companhia real, já que vivemos as histórias de ficção, aventuras ou reais… O importante é que se ganha em emoção e disposição para vivê-las de uma maneira imaginável ou até mesmo real, já que se pode tomar exemplos para a nossa realidade.


“Uma verdadeira viagem de descobrimento não é encontrar novas terras, mas ter um olhar novo.”
Marcel Proust