Parabéns a todos os profissionais de Jornalismo!!!
Você que escolheu o Jornalismo por amor; seja pela escrita, pela atuação nos meios de comunicação (rádio, TV, internet), pela informação, pela justiça de assumir um compromisso sério e ético com a sociedade, com a população, com a democracia.
Ser jornalista é ser capaz de fornecer perspectivas sobre a realidade de maneira real ou discutindo temas relacionados a gostos, estilos, tendências, entretenimento.
Na atualidade, a profissão já não exige a seriedade de ser diplomado, bacharelado ou licenciatura em Jornalismo; mas, não oscile em desafiar o destino ao escolher o Jornalismo como um compromisso ético com a sociedade.
Não hesite, não desanime, não anule a grandeza de saber se pronunciar internamente ou externamente para um pequeno ou grande público. Saber ouvir, colher, proferir informações de forma correta, ter uma escrita precisa, não é algo em vão.
Para àqueles sem informação suficiente, não existe um “ex Médico”, “ex Advogado”, “ex Pedagogo”, “ex Jornalista”, “ex artista”, enfim. Ao longo da vida, à aqueles que se desafiaram, se entregaram de corpo e alma, alavancaram dias de estudo, não se perde a técnica. As formas, a rotina, os meios se inovam, mas a técnica só os possuem, quem realmente se entregou com amor a longos anos de dedicação é capaz de reciclar novos meios de atuação de acordo com as suas expectativas e métodos de atualização.
Há um ditado real que diz: “Não abrace o que ainda não lhe cabe entre os braços. Aprenda primeiro!”
Assim como muitas outras profissões, o Jornalista também está exposto em muitos sentidos: há de ser imparcial, quando também é humano e tem sentimentos.
É dever do Jornalista…
Alguns dos itens citados no artigo 9º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros menciona:
* Lutar pela liberdade de pensamento e expressão;
* Defender o livre exercício da profissão;
* Valorizar, honrar e dignificar a profissão;
* Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem …