No dia 28 de outubro festeja-se o “Dia Internacional da Animação”, e o que este tema representa na vida das pessoas?
É uma pergunta simples, mas com respostas bastantes diversificadas. A animação faz parte da vida ou melhor da rotina das pessoas há muitos anos, e assim como a tecnologia, a animação se desenvolveu, se especializou e se modernizou muito.
A animação está na casa de quem tem crianças, jovens e também dos adultos. Desde cedo, nos primeiros anos de vida envolvemos as nossas crianças aos desenhos animados, como uma maneira de divertir, interagir e também desenvolver as habilidades intelectuais, psicológicas e psíquicas, além, claro, da física.
Afinal, os desenhos animados não só apresentam situações, cores, brilho, gostos, como contribuem para o desenvolvimento das crianças. E isto, muitas vezes de maneira bem positiva, unindo o entretenimento com o aprendizado e o desenvolvimento psíquico e motora.
Fora que as animações também fazem parte da nossa rotina como um todo: nos bichos de pelúcia, nas estampas das vestimentas, nos presentes das datas comemorativas, nos livros, nas músicas, nos objetos, nos cartões, … enfim, são tantas coisas no nosso cotidiano que se remetem as animações que é difícil encontrar alguém que não esteja ligado, não tenha um personagem inesquecível ou que possa chamar de ídolo desde os tempos da infância.
A animação é uma arte que cria a ilusão de movimento através de uma sequência de imagens que exibem uma fase diferente a cada novo fato, situação, linguagem e personagem.
Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Neste dia, exibiu o filme Pauvre Pierrot.
Em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. E de lá para cá pode-se falar em uma somatória de sucessos e muitos aplausos para esta arte.
Já no Brasil, a celebração da animação está na 18ª edição. Um crescimento constante e acelerado em qualidade de profissionais, técnicas, estilos e temas, o que gera um volume cada vez maior em produção de filmes de auto padrão tanto para o mercado nacional como o internacional.
Diante disso, um grupo de 29 profissionais brasileiros, basicamente dos Estados de S.P., R.J., P.B., R.S., PR, decidiram fundar em 22 março de 2003, a ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação.
Trata-se de uma instituição que defende, divulga e promove a animação no Brasil, tendo como focos principais: pesquisa, fomento, formação profissional, difusão e distribuição.
A animação é um mercado em constante evolução e nos dá a possibilidade de navegar numa onda enigmática de aventuras, mistérios, perigos, alegrias e prazer. É realmente icônico conviver e ver as possibilidades que as animações nos surpreendem mostrando imagens surreais e reais que elevam a nossa curiosidade, o nosso pensamento e imaginação.
Enfim, a animação é minha, é tua, é de todos nós!
Algumas frases memoráveis dos filmes e desenhos animados:
Ao infinito e além!
Toy Story
Algumas vezes o melhor jeito de convencer alguém que está errado é deixá-lo seguir seu caminho.
Caverna do Dragão
Às vezes, o melhor esconderijo é ficar à vista.
Madagascar
Eu nunca volto atrás na minha palavra. Esse é o meu jeito!
Naruto
Eu tenho a força!
He-man