Começou neste final de semana de 2 e 3 e vai até o dia 10 de julho, a Bienal Internacional do livro de São Paulo que terá uma campanha a favor da Biblioteca Escolar.
Na abertura da Bienal, o CRB-8, em parceria com o Conselho Federal (CFB), lançam a Campanha Nacional “Sou biblioteca escolar”.
A ideia é sensibilizar o governo para o cumprimento da Lei 12.244/10 que dispõe sobre a obrigatoriedade de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, também obriga todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado. No entanto, o fim do prazo para o cumprimento dessa Lei terminou em maio de 2020, e a realidade ainda é bem diferente.
“Passados doze anos que a Lei da universalização das bibliotecas escolares foi aprovada, ainda há muitas escolas desprovidas de biblioteca, sem que haja sanção pelo descumprimento da Lei. Queremos na Bienal Internacional do Livro, com apoio da sociedade, sensibilizar as autoridades para que essa importante Lei seja cumprida”, salienta a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins.
Para estimular a leitura desde muito cedo, o estande do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo terá uma série de atividades para os pequenos. Entre elas, contação de histórias, oficinas de rima, intervenções de bonecos com a Cia de Bonecos Urbanos com os atores manipuladores que já atuaram no programa Cocoricó, da TV Cultura.
Serviço
26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Estande do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) – F128
Confira a Programação Cultural
02 a 10 de Julho de 2022
Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, entrada no evento até as 21h; Sábados e domingos, das 10h às 22h; Dias 02, 03 e 09, entrada no evento até as 21h;
Dia 10/07, entrada até as 19h
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo/SP
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).
Gratuito: professores, bibliotecários, profissionais do livro, acima de 60 , crianças de 0 a 12 anos
A documentação comprobatória será exigida na entrada do evento.
Fonte: Mídia Brazil Comunicação Integrada